- - - -- - - -- - - -- - - -- - - -- - - -- - - -Jornal do Commercio - Recife, 06 de maio de 1998

CONSUMO

Problema com suporte? Dá o boot que resolve!

por FELIPE HOLDER
Especial para o JC

Comprei um micro novo. Saí da loja pulando de alegria e fui logo pra casa pensando em ligar o danado. Tão bonito, todo cinza! E com tecnologia MMX - que, não sei porque, pensei já ter visto em algum rótulo de pasta de dentes. O vendedor disse que ele era ligeirinho, exatamente como eu queria.

O entusiasmo, porém, só durou o tempo que levei para chegar até a minha casa. Não é que o micro nem chegou a ligar? Levei mais de uma hora montando o danado e, na hora de funcionar, ele simplesmente começou a apitar e não parou mais. Desliguei, liguei de novo e nada. Tentei mais umas quatro vezes e finalmente desisti. No outro dia, liguei pro vendedor:

- Germano, aquele micro que você me vendeu ontem não quer funcionar. Só apita.

- Eita! É mesmo?... Olha, o senhor vai ter que trazer ele aqui, pra gente ver o que é.

- Você não sabe o que é esse apito?

- Sem ouvir, não. A gente vai ter que examinar aqui. Mas não se aperreie não, que a gente ajeita.

- Não quer ouvir o apito pelo telefone?

- Não. Porque o telefone daqui também apita e eu vou me atrapalhar todinho. Melhor o senhor trazer.

- Vai ser uma trabalho danado! Mas já que é o jeito, eu levo.

Na manhã seguinte deixei o micro na loja. Aos cuidados de Joaquim, pois Germano não estava. Dois dias depois peguei o micro de volta. Dessa vez com Luís, pois quem não estava agora era Joaquim.

- Foi um pente de memória que estava com defeito. Agora está funcionando bem.

- Dois dias pra trocar um pente de memória? E por que não testaram antes de me vender?

- É. O senhor sabe, tem muitos micros aqui pra gente ver...

Deu vontade de perguntar se para trabalhar havia algum, mas deixei pra lá. Voltei para casa, certo de que agora a coisa ia! Mas não foi. O micro até que ligou, mas o mouse estava louco: eu puxava para a direita, ele ia para a esquerda; eu mexia em diagonal, o peste andava em ziguezague. Acertar um botãozinho qualquer tinha virado uma tarefa impossível. Telefonei novamente:

- Boa tarde. Eu gostaria de falar com Joaquim ou com Luís.

- Nenhum dos dois está. Aqui é Celso. Pode ser comigo?

- Desde que você resolva o meu problema...

- Resolvo. Aqui, falar com um é o mesmo que falar com o outro.

- O micro que eu trouxe daí ontem já está com outro defeito. O problema agora é

no mouse. Endoidou.

- Ele está limpinho?

- Deveria estar. Eu o comprei aí na semana passada e só tirei da caixa hoje.

- Já passou álcool na bola?

- Tá doido? Já passou na sua? Deve arder que só!

- Estou falando da bola do mouse. Pode ser que tenha entrado alguma poeirinha lá.

- Não tem poeirinha nenhuma. Acabei de tirar o mouse da caixa.

- Ah, então dê uma olhada na bola, e veja se tem algum cabelinho enganchado.

- Rapaz, eu já disse: acabei de tirar o mouse da caixa! Nesta bola não tem poeirinha nem cabelinho nenhum! E, se tiver, foram vocês que botaram!

- Então eu não sei não. O senhor vai ter que trazer o micro aqui de novo.

- Tá brincando? Você tem que arranjar outra solução! Eu que não vou aí novamente!

- É o seguinte: o senhor já deu o boot?

Aí eu não agüentei:

- Olhe aqui rapaz, não venha com ignorância não, que você vai ver! Chame o gerente!

O gerente atendeu o telefone, foi muito gentil e desfez o mal-entendido, explicando o que vinha a ser dar o boot. Ainda mandou uma moça na minha casa, no mesmo dia, para resolver o problema. E ela resolveu num minuto: em silêncio, pegou o mouse, olhou, constatou que estava quebrado e trocou por um novo. Tão simples! Quem entende não fala muito; conserta e pronto.

Quando for comprar um micro, melhor perguntar a alguém aonde ir. Pra depois não dar vontade de sair por aí, distribuindo catiripapo no toitiço de ninguém. Ainda falam de empresa pública...

*Felipe Holder - abuzadim@greia.com.br- é o lado B da dupla personalidade de Abu Zadim, editor-geral de A Gréia


 

 

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