LG_jc.gif (3670 bytes)

CLÁSSICO VI
Alvirrubro sabe tudo sobre Santa x Sport

Existe um alvirrubro que sabe tudo sobre os confrontos entre Sport e Santa Cruz, pelo Campeonato Pernambucano e assim dá banho em muito tricolor e muito rubro-negro. Carlos Celso Cordeiro conhece o placar, a data e o local do primeiro jogo entre Sport e Santa Cruz, pelo Estadual: um 4x1 a favor do Sport, em 24 de dezembro do longínquo 1916. Foi um jogo disputado no British Club e que decidiu o Campeonato Pernambucano daquele ano. Com a vitória, o Sport sagrou-se campeão pela primeira vez.

Este e todos os dados mais sobre os embates entre a Cobra e o Leão em todas as edições do Campeonato Pernambucano, Carlos Celso tem catalogados. Exemplos: o Clássico das Multidões, no certame estadual, já foi disputado 340 vezes - assim, o de hoje é o 341º. O placar mais freqüente foi 1x0, tendo ocorrido 40 vezes em favor do Sport e 28 em prol do Santa. Depois vem o 1x1 (37 ocasiões) e o 0x0 (32 vezes).

PESQUISA - Mas por que um torcedor do Náutico se interessa tanto por resultados entre Sport e Santa Cruz? Na verdade ele começou pesquisando resultados do Náutico. Escreveu até dois volumes chamados Retrospecto de Todos os Jogos do Náutico, que podem ser encontrados na sede do clube, e está preparando um terceiro.

"Em 1982, toda vez que o Náutico jogava, eu anotava as fichas técnicas. Depois passei a colecionar as fichas que saíam publicadas nos jornais. Foi quando resolvi cair de cabeça na pesquisa. Comecei a consultar os jornais antigos do Arquivo Público de Pernambuco e levantar os dados sobre todos os jogos do Náutico, desde quando o clube ingressou no futebol", explica.

Concluída a odisséia alvirrubra, ele partiu em busca das partidas dos outros dois clubes. "Há uns dois anos iniciei a procura de resultados de Sport x Santa Cruz em campeonatos pernambucanos. Já tenho tudo catalogado", afirma Carlos Celso. E não é só placar que Cordeiro armazenou. Ele descobriu os juízes que mais apitaram o Clássico das Multidões. Sebastião Rufino vem em primeiro lugar: dirigiu por 37 vezes e Gílson Cordeiro é o segundo, com 26 atuações.

Carlos Celso Cordeiro sabe ainda quais os maiores goleadores de Sport x Santa Cruz, no Estadual. Pelo lado tricolor, Tará é o líder, pois balançou 18 vezes a rede rubro-negra. Pelo lado leonino, o artilheiro é Djalma, com 15 gols.

O maior público do Clássico das Multidões? Foi em 18 de julho de 1993, no Arruda, quando o Santa venceu por 2x0. Um total de 74.280 pessoas assistiu ao jogo. O segundo maior público foi em 3 de maio do ano passado. Nesse jogo, a vitória do Sport por 2x1 foi vista por 72.635 pessoas, também no Arruda.

A grande dificuldade de Carlos Celso para reunir tantos dados é a imprecisão dos jornais. "Algumas vezes tenho de verificar cinco jornais para concluir a informação", comenta. Ele não sabe se as informações sobre o Clássico das Multidões vão virar livro. "Para que isso aconteça, é preciso uma parceria com os clubes. Como sou alvirrubro, tive mais facilidade em transformar os dados do Náutico em livro. Já com relação a Sport e Santa Cruz não sei como fazer", diz ele.


Jornal do Commercio
Recife -21.02.99
Domingo