LG_jc.gif (3670 bytes)


BAIÃO DE TUDO
Geraldo Freire

O tamanho do mundo

Quantos países existem no mundo? A revista Dinheiro precisou dessa informação e só conseguiu aumentar a confusão. O Banco do Estado do Paraná, depois de muitas pesquisas, chegou à conclusão que temos mais de 247, mas não obteve a indicação exata de quantos. Pelas informações passadas pelas instituições de crédito Visa e Mastercard, que recebem dinheiro de todos os recantos do mundo, a primeira respondeu 249 e a segunda, 210. Partimos então para instituições oficiais e a confusão continuou: 229 para o Banco Mundial; 217 para a Universidade de São Paulo e 191 para a National Geographic Society dos Estados Unidos. Para acabar ou aumentar as nossas dúvidas está no mercado a Enciclopédia do Mundo Contemporâneo, editada pela Publifolha, se valendo de informação da Universidade de São Paulo e garantindo tudo sobre os 217 países do planeta. Você é quem vai conferir se é mais ou menos do que isso.

Cobras

A cobra coral encabeça o ranking das mais venenosas do Brasil. Seu veneno pode matar em três ou quatro horas por insuficiência respiratória. Mas elas só representam 1% dos acidentes com serpentes. As cascavéis, que são responsáveis por 8%, matam mais, porque o seu veneno causa graves problemas renais. As que mais picam são as jararacas: 80% dos casos. O veneno delas causa coagulação, dores, inchaços, necroses e gangrenas.

Datas

Todos os feriados móveis da Igreja estão ligados ao Domingo de Páscoa, quando se comemora a ressureição de Cristo, que subiu aos céus no primeiro domingo depois da lua cheia que ocorreu após o início da Primavera no Hemisfério Norte. Depois, a Igreja determinou que a Primavera começa sempre no dia 21 de março. Por isso, o Domingo de Páscoa cai no primeiro domingo após a próxima lua cheia. Daí, o calendário determina datas para Carnaval, Paixão de Cristo, etc.

Propaganda

Cada vez mais forte a agência de propaganda Ítalo Bianchini. Mesmo depois de o Grupo Bompreço mudar de dono, ela mantém essa importante empresa na sua lista de clientes e ganhou recentemente, em concorrência, a conta publicitária da Celpe, Pode dizer, com orgulho, que atende também as duas maiores empresas do Estado. É peso super-pesado.

Culturas

As índias têm a primeira menstruação entre 12 e 13 anos, na mesma idade das meninas de outras sociedades. Pela cultura entre as índias, durante o período da menstruação elas são proibidas de se lavar nos rios e até desconhecem o uso de absorventes. Durante o período munstrual ficam isoladas e consomem alimentação especial.

Baratas

Pesquisadores americanos estão a um passo de desenvolver um anticoncepcional para baratas. Chegaram por acidente a essa descoberta e vão criar uma proteína para conter a praga. Ainda será preciso um ano de trabalho para fazer a pílula.

Drogas

Poucos artistas não convivem ou conviveram com as malditas drogas: em recente entrevista, a atriz Regina Duarte declarou que consumiu todas. Teve sorte e conseguiu deixar o vício para aprender mais.

Camisetinha

Para homens menos dotados, que reclamavam das camisas de vênus de tamanho único, está chegando a solução: estão fabricando, em Minas, as mini-camisinhas para alojar as pitocas. Para os acavalados , que precisam de formatos gigantes, ainda não resolveram o problema.

Comparando

A revista VIP pesquisou mulheres que tiveram experiências sexuais com homem e com mulher e recebeu a seguinte resposta de 82% delas: é mil vezes melhor transar com homem do que com mulher. Ainda bem que os homens tiveram uma colherzinha de chá.

Prostituição

Está saindo a biografia da cantora Natalie Cole, filha do legendário cantor americano, já falecido, Nat King Cole. No livro, ela vem contando que detonou a fortuna que recebeu, como herança do pai, com cocaína e heroína. No momento mais dramático da vida, ela conta que bateu calçada como prostituta para conseguir o dinheiro de comprar droga.

Formigas

Mirmecologia é a área da ciência que estuda as formigas. Calcula-se que esse inseto exista há 100 milhões de anos, quando a humanidade nem sonhava em ser poeira. Para sobreviver, elas criaram a espermoteca, uma bolsa-reservatório onde a rainha armazena o esperma dos machos, à espera do momento de utilizá-lo para reprodução. Viva a ciência das formigas.

Coitados

Está na Bíblia que é mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico entrar no céu. Saiu numa pesquisa científica que os ricos enfartam mais do que os pobres. Novamente a propaganda eleitoral está dizendo que os políticos querem fazer tudo para os pobres e para os ricos, nada. Então vamos levantar as mãos e gritar: “Viva a miséria”.


Jornal do Commercio
Recife - 20.08.2000
Domingo