JC OnLine - Editoria Caderno C
LG_jc.gif (3670 bytes)


Três estilos em mostra na Arte Maior

Três artistas plásticos cariocas – Virgílio Dias, Souza Rodrigues e Sérgio Martinolli– compõem a mostra coletiva, que está em cartaz na Galeria Arte Maior. Os pintores possuem em comum o prazer pelo surrealismo e impressionismo. Além disso, a maioria das obras é figurativa e feita em óleo sobre tela. A diferença entre eles está na preferência de Martinolli por retratos humanos, enquanto os outros preferem paisagens.

Martinolli agrada ao público que gosta de ver nas telas expressões faciais. O pintor opta por figuras humanas plácidas, com um ar de romantismo, que passa ao público um certo clima de tranqüilidade. Além de tudo, os seus personagens se destacam pela beleza que apresentam. O escritor Paulo Coelho define suas obras como uma atmosfera ora lânguida e sensual, ora lírica e barroca.

Já Virgílio Dias, pela primeira vez expondo no Recife, mostra uma grande influência impressionista. Suas telas não exaltam personagens humanos, apesar de eles estarem presentes no desenho, mas são as paisagens, principalmente os ambientes rurais, o tema de sua obra.

Souza Rodrigues também possui uma paixão por paisagens, mas não chega a retratar a intimidade de um lugar. Deixando assim, o público com um certo ‘ar de distanciamento’ do local. A exposição fica em cartaz até 5 de agosto.

Galeria Arte Maior – Rua Raul Lafayette, 191, lj. 5, Empresarial Universal Center, Boa Viagem. Horário de funcionamento: seg. a sex., das 9h às 18h. Sábados, das 9h às 15h

___________________________________


Jornal do Commercio
Recife - 27.07.2001
Sexta-feira