LG_jc.gif (3670 bytes)



ALEX

As várias causas do estresse

Você tira o carro da garagem, vai ao trabalho ou resolver um negócio. Em poucos minutos já está irritado com o que acontece nas ruas. Não é sem razão que tantas pessoas vivem procurando controlar o estresse diante do que vê. No primeiro sinal, quando pára, vêm uma dúzia, ou próximo disso, de rapazinhos e meninos querendo lavar o vidro do carro, que está limpíssimo, mas eles jogam um jato de água comprometendo a visibilidade, mesmo com as providências tomadas com o limpador de pára-brisa. No outro sinal, aproximam-se os que fazem panfletagem. Vão entregando papéis que a maioria amassa e joga na rua emporcalhando mais a cidade. Pede-se por favor, dizendo: ‘não quero’, mas eles jogam por qualquer descuido num vidro mal fechado. Postes e abrigos estão totalmente tomados pelos que insistem em oferecer os mais variados produtos, sem o menor respeito ao patrimônio público. Até mesmo as placas indicativas de roteiros dos ônibus estão sujas com propagandas. A última que jogaram no meu carro era para dizer que é mais barato lavar o forro das poltronas e sofá do que mudá-los realizando o trabalho no domicílio do inexperiente motorista.

Páginas de agenda

O artista plástico Edson Ayres vai inaugurar, dia 29, sob o título de Nordeste, uma exposição individual nos salões do museu Murilo Lagreca. Agradeço aos juízes Aluiz Tenório de Brito e Zenaide Maria Epaminondas de Tenório e ao padre Marconi Barbosa o convite especial para assistir a tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira do município de Mimoso, que vem progredindo e muito no resgate das tradições culturais e do seu passado. Hoje, na Academia Pernambucana de Medicina, teremos uma palestra com o diretor de redação do JC, jornalista Ivanildo Sampaio, que irá falar sobre o tema Antigas doenças e novas ameaças – e o papel da mídia. Uma análise, é o que me diz o vice-reitor Geraldo Pereira, do que poderá ser útil ou prejudicar o leitor.

Rodopio

O que parece ser um quebra-cabeça político dificílimo pode ser resolvido quando menos se espera. Por exemplo: temos uma única vaga para o Senado e Marco Maciel e Joaquim Francisco parecem bem interessados naquela cadeira. Como vai ser resolvido, não sei, mas com certa razão os líderes da aliança que reúne PFL, PMDB e PSDB estão adiando o quanto podem a formação da chapa governista das próximas eleições. É que não está sendo fácil a formação de uma majoritária definitiva. O próprio governador Jarbas Vasconcelos sabe muito bem disto.

Estende a mão

Esteve no Recife, na semana passada, o médico Peter Capdeville, coordenador de Projetos do Instituto Ronald McDonald de Combate ao Câncer, nos Estados Unidos. Foi recebido pelas médicas Maria do Carmo Santos e Vera Morais, ambas diretoras do setor de Oncologia Pediátrica do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GACCC). Também estava lá Kika Freyre, voluntária contadora de histórias para as crianças. Capdeville conheceu o serviço de oncologia e gostou da ‘brinquedoteca’ doada pelo seu instituto.

Notas

1 - Além da exposição do acervo de Marcantonio Vilaça, inaugurada ontem, a Universidade de Brasília fez um projeto didático que acontecerá hoje com a participação da curadora Márcia Fortes presidindo mesa redonda com importantes artistas brasileiros contemporâneos.

2 - Hoje, no lançamento do livro Olhos de Tigre, de Lourdes Sarmento, teremos a colagem de poemas feito por Maria do Carmo Barreto Campêlo de Mello e com a participação de Geninha da Rosa Borges, Vanda Phaelante, Clarisse Amazonas e seu violino, o que irá movimentar a sede da Editora Bagaço.

___________________________________


Jornal do Commercio
Recife - 21.11.2001
Quarta-feira