LG_jc.gif (3670 bytes)

IMPRENSA
JC ganha prêmio nacional Fiat Allis

Os repórteres Angela Fernanda Belfort e Jamildo Melo tiveram a série “O Desmonte da Malha Nordeste” escolhida entre centenas de trabalhos

Pela primeira vez em nove anos, o Nordeste ganha o grande prêmio Fiat Allis de Jornalismo Econômico. A série “O desmonte da Malha Nordeste”, sobre o sucateamento da malha ferroviária, foi escolhida a melhor reportagem da modalidade jornais, deixando para trás quase 300 concorrentes de todo o País. Os autores da série, Angela Fernanda Belfort e Jamildo Melo, da Editoria de Economia do Jornal do Commercio, receberão R$ 12.500 da Fiat Allis/Case New Holland (CNH), que patrocina o prêmio.

O anúncio foi feito ontem, por telefone, pelo Diretor de Comunicação da CNH para a América, Milton Rêgo, que fez questão de ligar pessoalmente para os jornalistas parabenizando pela conquista. Rêgo destacou a importância de escolher um veículo nordestino, pela primeira vez na história da premiação, e elogiou a qualidade das reportagens, que abordaram diversos aspectos do sucateamento ocorrido na Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) após a privatização da Malha Nordeste da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA). O texto mostrava a falta de investimentos, o crescimento do número de acidentes, a situação dos empregados da empresa e ainda discutia o polêmico projeto da Transnordestina.

A dupla de repórteres do JC foi escolhida por unanimidade por uma comissão composta por Francisco Gros, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Carlos Heitor Cony, colunista da Folha de S. Paulo; João Bosco Silva, superintendende da Alcan do Brasil; Alberto Mayer, diretor da Iveco/Fiat; Patrícia Raposo, jornalista da Gazeta Mercantil; Fabrício Augusto de Oliveira, professor da UFMG; e Adriano Pires Rodrigues, da UFRJ.

REVISTAS – Na modalidade Revistas, a reportagem escolhida foi “Impostos que Matam”, de André Lahóz e José Roberto Caetano, da Exame. A Fiat Allis selecionou ainda dois trabalhos pela excelência jornalística, que receberão R$ 5 mil cada um. O da modalidade jornais ficou com Flávia de Oliveira Fraga, de O Globo, pela série “Retratos do Rio”. O de revistas foi para “Guia do Presidente Digital”, de Hélio Gurovitz e equipe, da Exame Negócios.

A entrega da premiação vai ocorrer na primeira semana de dezembro, em solenidade que será realizada em São Paulo. A série “O Desmonte da Malha Nordeste” também ficou entre as finalistas do Prêmio Confederação Nacional dos Transportes (CNT), terminando a disputa em quarto lugar, em meio a reportagens de todo o Brasil. Aos interessados em ler ou reler o material, publicado pelo JC no mês setembro, o JC OnLine (www.jc.com.br) está com um link especial para a série.

___________________________________


Jornal do Commercio
Recife - 21.11.2001
Quarta-feira