LG_jc.gif (3670 bytes)

Empresas mobilizadas em favor das marcas locais

Empresas genuinamente pernambucanas de diversos setores da economia decidiram unir forças para deflagrar uma verdadeira campanha a favor dos produtos locais. É o Movimento Marcas de Pernambuco, formado pela Frevo, Vitarella, Confiança, Bompreço, Pitú, Royal e Alimonda Irmãos. O objetivo é resguardar e valorizar o que é produzido na terra, em detrimento aos produtos das multinacionais.

A campanha tem como respaldo alguns números que traçam o hábito de consumo da população. Segundo os empresários envolvidos no movimento, cerca de 50% dos biscoitos consumidos no Estado são importados. Não muito diferente estão os setores de café, onde eles alegam que as duas marcas mais vendidas em Pernambuco são provenientes de outros estados, e de refrigerantes, no qual produtos de grandes fabricantes brigam por espaço com os da terra.

“Queremos fortalecer as nossas marcas e nos proteger das multinacionais, que querem dominar o mercado usando práticas de preço abusivas”, diz o presidente da Frevo, Sidney Wanderley. Segundo ele, as empresas estão praticando dumping, que consiste em vender produtos abaixo do custo de produção. “Nós, da Frevo, trabalhamos imagem. Eles trabalham preço”, desabafa.

Outra frente de trabalho vai dar mais fôlego ao movimento. Uma grande campanha publicitária está sendo planejada pelas agências – também pernambucanas – Ampla, Arcos, Aporte e Level para divulgar a ação. Um selo já foi crido para dar uma identidade visual à causa.

___________________________________


Jornal do Commercio
Recife - 05.11.2001
Segunda-feira