LG_jc.gif (3670 bytes)

SAÚDE II
Tire suas dúvidas

A professora da disciplina de doenças infecciosas da Universidade de Pernambuco, Analíria Pimentel, esclarece algumas dúvidas da população com relação a vacina contra rubéola:

Quem já se vacinou precisa tomar uma nova dose?

Se a vacina tiver sido aplicada enquanto a pessoa ainda era um bebê é necessário fazer uma nova aplicação. A partir dos 12 anos já se pode fazer o reforço da vacina. Se a pessoa tiver tomado após os 12 anos não precisa mais fazer uma nova dose.

Qual a eficácia da vacina?

Os índices apontam 98% de chances da pessoa ficar imune a rubéola após receber a dose da vacina.

As mulheres que estão menstruadas podem se vacinar?

Não há nenhuma contra-indicação. Apenas quem possuir doenças que tenham deficiências imunológicas graves é que deve consultar o médico para saber se pode ou não tomar a vacina. Pacientes com imunodepressão só devem fazer vacinas de vírus vivos após o consentimento de seu médico.

Quanto tempo depois de tomar a vacina a mulher pode engravidar?

Um mês já é o suficiente.

O que fazer se a pessoa tomar a vacina e depois descobrir que está grávida?

A mãe não deve ficar preocupada. Há publicações científicas que relatam casos desse tipo e que os bebês nasceram normais. No entanto, é sempre bom evitar passar por essa situação.

Como a pessoa sabe se já teve rubéola?

Por meio de um exame chamado sorologia para rubéola. Mas se a pessoa estiver em dúvida e não quiser fazer o exame pode tomar a vacina que não irá acontecer nada de grave com sua saúde.

A mulher que estiver amamentando pode se vacinar?

Também não há nenhuma contra-indicação para esse caso. Só pessoas com deficiências imunológicas graves é que devem consultar o médico para saber se podem tomar a vacina. Para os bebês seria até bom, pois receberiam os anticorpos através do leite materno.

A partir de qual idade a mulher deve se vacinar?

Principalmente as mulheres que estiverem no período fértil. A partir do primeiro ano de idade até 49 anos as mulheres podem receber a vacina.

Onde pode ser encontrada a vacina?

Em todos os postos de saúde.

___________________________________


Jornal do Commercio
Recife - 18.11.2001
Domingo