LG_jc.gif (3670 bytes)

ARTE DIGITAL III
Quando a criatividade precisa de site próprio

Um verdadeiro artista tem direito a ateliê, ferramentas de trabalho e muitas chances para criar seus experimentos até ficar no ponto que considere ideal. Para o artista digital não é diferente. Por isso, a designer Luciana De Mari criou o site ‘Luciana não tem cara de banana’, onde ela pinta, escreve, cria fontes e vai buscar no passado imagens e situações que têm significado para ela.

“O meu site é um espaço para fazer o que eu quiser, não tenho compromisso com ninguém. Lá eu expresso o que sou e o que sinto.” Ela usa imagens da Turma do Lambe Lambe, quadrinhos dos Trapalhões, Condoritos, Tuchê e Dum-dum até coleção de papéis de carta. Também faz experimentos com caixas de diálogo que aparecem e desaparecem na tela.

Onde Luciana foi buscar tudo isso? “Estava fazendo o Milanesa, um site temático, criado por mim e outros três designers, e tinha coisa que eu queria colocar e não podia porque não tinha nada a ver, sentia necessidade de expressar minha criatividade, colocar coisas do passado que eu tinha guardado, como personagens que, para mim, são referências”, explica.

Seu principal trabalho foi a criação da fonte 3x4. Ela faz coleção de fotos 3x4 de parentes e amigos e decidiu utilizá-las para seu novo experimento. Cada foto corresponde uma letra, e cada número, uma moldura. Quando um número é digitado após a letra, a imagem, correspondente à última letra, é coberta pela moldura do número respectivo. Para criar a fonte, Luciana vetorizou a imagem e trabalhou no Photoshop. Em seguida, passou para o Fontographe, programa de edição de fontes. As ferramentas mais utilizadas pela artista são Adobe Photoshop e Dreamweaver, da Macromedia.

Serviço

http://design.cesar.org.br/caradebanana

www.milanesa.com.br

___________________________________


Jornal do Commercio
Recife - 21.11.2001
Quarta-feira