LG_jc.gif (3670 bytes)

PROTETORES DE TELA
Micro turbinado até no descanso

Screensaver é aquele programinha que é acionado quando o micro não está sendo utilizado. Veja como incrementar a sua tela

por BRUNA CABRAL
bruna@jc.com.br

O cão pode até ser o melhor amigo do homem, mas a recíproca não é verdadeira: na era digital, cachorro gosta mesmo é de computador. Tanto que a espécie (ou sua versão virtual) está fazendo as vezes até de protetor de tela. A NetCent Communication disponibiliza na Rede a segunda versão do screensaver Don’t Touche My Computer, em que um irresistível cãozinho faz todas as estripulias possíveis para salvar seu PC da curiosidade alheia.

À primeira vista, o animalzinho mostra-se até simpático. Abana e tenta morder o rabinho, mostra a lingüinha e interage com outros personagens da animação. Mas basta alguém se atrever a tocar no teclado ou no mouse, que ele avança em direção à tela e começa a latir. O programa é gratuito e tem 750 KB. Vale a pena conferir.

Latir está longe de ser a coisa mais impressionante que um protetor de tela é capaz de fazer. A variedade de programas do gênero disponíveis na Internet é tão grande que uma simples pausa de 10 minutos no trabalho pode ser tempo suficiente para, entre outras coisas, assistir a vídeos ou animações, jogar uma partida de Tetris, fazer um planejamento de como economizar energia, relaxar acompanhando os movimentos de peixinhos coloridos, explorar o espaço sideral em busca de extraterrestres ou mesmo ajudar a encontrar a cura de doenças como câncer ou Aids.

Da linha ‘politicamente correta’, um dos precursores foi o Seti@Home. Disponibilizado na Rede pela Berkley University, o programa está na terceira versão e convida os micreiros do mundo inteiro a participar das pesquisas sobre a vida fora da Terra. Como? Afastando-se do computador. Ao fazer o download do screensaver, o usuário baixa também um software de processamento de dados capturados por telescópios, cujo objetivo é identificar ondas de rádio emitidas em outras galáxias, o que comprovaria a existência de vida inteligente fora do planeta.

O programa roda sozinho, comunicando-se com um servidor localizado na Berkley University. Ou seja, nem adianta vestir o jaleco de cientista, porque aos meros mortais que baixam o screensaver cabe apenas observar. Pelo menos são imagens e gráficos ‘de outro mundo’.

Para quem prefere se ater a assuntos terrenos, sem deixar de exercer o ‘altruísmo científico’, há vários screensavers que funcionam da mesma maneira, mas dedicam-se a causas diferentes. Alguns exemplos são o Folding@Home e o United Devices Agent, que buscam a cura da Aids e do Câncer e têm 652 KB e 1,97 MB, respectivamente. Outra opção para quem adora analisar gráficos é o CPU Indicator 98 Screensaver, que permite ao usuário acompanhar a utilização do processador do micro, durante uma tarefa árdua e longa.

Para assistir a uma programação um pouco mais animada, a saída é baixar o Screendragon VS3, uma mistura de player de vídeo digital e protetor de tela. O programa permite que o usuário assista a animações ou clipes. Só tem um problema: como todo software de áudio digital que se preze, o Screendragon é pesado: são nada menos que 3,4 MB. Isso sem contar com os clipes e animações que virão depois. Parecido, porém menor, é o ActiveMovie Screensaver 2.01, da Mansfield Wong. O software ‘pesa’ 1,6 MB.

LIGHT – Opções mais leves para os aficionados por cinema e desenhos animados não faltam. Os usuários precisam apenas escolher se pedirão ‘proteção’ ao heróico Indiana Jones, ao atrapalhado Homer Simpson ou aos personagens do South Park, só para citar alguns.

Se espaço em disco não é a única coisa que você quer economizar, o screensaver Me Desligue pode tornar-se um importante aliado. Quando ativado, o programa mostra animações que informam quanta energia estaria sendo economizada se o computador estivesse desligado. O Me Desligue tem 712 KB de puro bom senso.

Outra boa companhia para um dia-a-dia de muito trabalho são os screensavers ‘zens’, como o Flower Power 1, que mostra uma grande diversidade de flores crescendo no desktop. O ritmo é você quem define. O programa é a ABC-Ware e tem 1,3 MB.

Nada agradou? Ainda resta uma saída. Que tal criar seu próprio screensaver? Os programas Screensaver Shot 2.0, Picture and Sound Show 3.0 e o Eyetide Screensaver Builder podem dar uma mãozinha. Eles permitem que você decore a tela do PC como bem entender, inserindo fotos, ilustrações e até arquivos de áudio. É só deixar aflorar o programador que há em você e depois dá até para compartilhar o resultado com os amigos.

___________________________________


Jornal do Commercio
Recife - 21.11.2001
Quarta-feira