LG_jc.gif (3670 bytes)



JC Nas Ruas
Cláudia Parente

Fora de controle

O caos em que se vive atualmente no Grande Recife transformou atividades tradicionalmente seguras em missão de alto risco. Gerente de banco, por exemplo, há muito que já deveria receber adicional de periculosidade. Na noite de segunda-feira, um desses profissionais foi abordado por uma quadrilha quando voltava para casa.

A gerente teve que deixar marido e o filho de quatro anos na companhia de assaltantes, enquanto voltava para o banco com outros marginais que recolheriam o dinheiro da agência onde trabalha. O pior é que esse não é um caso isolado. Muitos gerentes já foram raptados com a mesma finalidade e cidadãos comuns foram vítimas de seqüestro relâmpago apenas por possuir um carro. A violência nunca foi tão banal.

O mais desolador é imaginar que as medidas que dão melhores resultados, como formar bons policiais e rever as brechas na legislação, que permite aos criminosos passar menos tempo no presídio que o desejável, são tarefas que demandam tempo. Mas, enquanto elas não vêm, pode-se pelo menos começar a criar alternativas para que jovens pobres não continuem a ser recrutados pelo mundo do crime.

Retrato da imprudência

Acidente impressionante ocorreu ontem pela manhã, na movimentada Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, Imbiribeira. A motorista do veículo capotado - que não sofreu grandes ferimentos - conta que foi ‘trancada’ por outro condutor. O carro chegou a atravessar de uma faixa para outra da via.

Segurança na BR

O DNER resolveu atender aos apelos da comunidade de Igarassu e instalou uma lombada eletrônica no quilômetro 40,9 da BR-101, em frente ao Colégio Estadual João Pessoa Aguiar. O órgão constatou que havia uma alta incidência de atropelamentos na área. Mais duas lombadas serão colocadas nos quilômetros 43,7 e 45,7 da rodovia.

Provinciano demais

Durante entrevista ontem, na televisão, a diretora da Secretaria Estadual de Educação, Eugenilda Coimbra, explicou que alunos novatos não podem se matricular pelo call center. Difícil acreditar que os meninos pobres dos morros recifenses tenham entendido o que ela quis dizer. Afinal, eles não têm nenhuma obrigação de saber falar inglês.

A favor das kombis

A Associação de Moradores do bairro da Cohab, no Cabo, vai fazer hoje um protesto contra a decisão do prefeito Elias Gomes de retirar as kombis que faziam a linha Cohab-Centro. Eles vão sair da Praça de São Francisco, às 8h, em direção à prefeitura. Os moradores também reclamam da precariedade do serviço de saúde do município.

Vexame histórico

O leitor Josué Gomes levou alguns amigos americanos para visitar o sítio histórico de Olinda e passou o maior vexame. Quando chegou ao Fortim, encontrou a edificação ‘rebaixada’ (de monumento histórico) a banheiro público. Impressionados com o abandono do lugar, os americanos questionaram o valor histórico da ruína.

Imip agora tem loja no shopping

O Imip inaugura, amanhã, uma loja no Shopping Guararapes para vender produtos escolares e outros que trazem a marca do hospital. O espaço foi cedido pelo shopping e ficará aberto das 10h às 22h. A inauguração será às 17h.

Inscrições continuam até sexta

A Universidade de Pernambuco está com inscrições abertas para servidores públicos estaduais que queiram prestar serviço nos postos do Sine do Grande Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro. Informações pelo 3416.4046.

Rubéola

A coordenadora Estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Saúde do Estado, Ivone Ferreira, esclarece que mulheres que tomam vacina contra rúbeola precisam evitar a gravidez por 30 dias. Este procedimento foi adotado pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações para qualquer vacina de vírus vivos atenuados.

Medo das eleições

Os aprovados no concurso para agente de Polícia Civil de 1998 estão dispostos a substituir a remuneração integral por uma ajuda de custo durante o período de formação, se o Governo convocá-los. Os que ainda não foram chamados temem que o governador se afaste do posto antes que possam assumir o cargo.

___________________________________


Jornal do Commercio
Recife - 21.11.2001
Quarta-feira