LG_jc.gif (3670 bytes)

PASSAGEM AÉREA
Veja como baratear a viagem

Além dos descontos normais nas tarifas, companhias oferecem outros benefícios para atrair e fidelizar cada vez mais seus clientes

Para se manter no mercado, as companhias aéreas buscam, a cada dia, manter e atrair novos usuários. Resultado: promoções são o que não faltam. Planos de milhagens, preços de passagens mais reduzidos e viagem-prêmio são algumas das opções que se encontram à disposição de quem quer viajar nas alturas.

O Programa Smiles, da Varig, é uma dessas ofertas que beneficiam os clientes. Para participar do sistema, é preciso fazer um cartão, por meio de uma ficha de inscrição e acumular milhas que, no prazo de três anos, serão trocadas por passagens aéreas. As milhagens podem ser conquistadas de várias maneiras. A forma mais comum são as viagens pela própria Varig ou empresas conveniadas ao sistema cooperado Star Aliance. Os serviços ou produtos dos 80 parceiros da companhia – cartões de crédito, hotéis, locadoras de automóveis e restaurantes – também podem ter o valor revertido em pontos.

Em meio dessa disputa das companhias por melhores ofertas, quem sai ganhando é o consumidor. A psicóloga Suely Watts, 57 anos, garante que o Programa Smiles foi um fator decisivo na hora de escolher em qual empresa compraria suas passagens. "Como estou sempre viajando, consigo juntar muitas milhas. Já ganhei uns dez bilhetes dessas promoções. Geralmente, repasso as passagens para minha mãe como forma de presenteá-la em datas comemorativas", declara.

Já a TAM oferece trechos-convite para seus clientes, que podem controlar o número de viagens em uma espécie de cartão-fidelidade. As vantagens variam de acordo com o número de trechos voados. A variação vai desde um trecho grátis a cada dez, oito ou sete viagens pela empresa. De acordo com o assessor de imprensa da empresa no Recife, Carlos Carneiro, os clientes beneficiados com os trechos-convite não precisam se preocupar com a época de usufruir o bônus. "Os convites são válidos por um ano, sem restrições de baixa ou alta estação. Se tiver vaga no avião, o passageiro embarca de qualquer maneira", diz.

Uma boa opção para quem gosta ou precisa viajar pelo território brasileiro é a promoção "Na Vasp você é 10". Juntando nove cartões de embarque, no período de 1º de abril de 2001 a 31 de março de 2002, o cliente ganha uma passagem de ida ou de volta para qualquer lugar do País em que a empresa opere. A troca pelo bilhete-bônus tem que ser efetuada, em qualquer loja Vasp, até o dia 30 de junho de 2002. A viagem deve ser realizada em até 60 dias depois da emissão do bilhete.

Criada em 1999, depois de cinco meses em atuação, a promoção da Vasp ampliou os seus benefícios por causa ao grande número de adeptos. No início, apenas quem fizesse a pontes aérea poderiam participar. Além disso, a viagem-prêmio era dada de acordo com a média das distâncias voadas nas nove viagens anteriores. Hoje, todos os vôos dão direito ao bilhete-bônus e os usuários podem escolher qualquer destino sem limite de quilometragem.

TARIFAS REDUZIDAS – Quem acha que só as grandes companhias oferecem benefícios para conquistar e fidelizar clientes está enganado. A Fly Linhas Aéreas, por exemplo, opera em todo o Nordeste e realiza promoções com descontos e pagamento parcelado. De acordo com o representante da empresa no Recife e em João Pessoa (PB), Jaime Menin, a Fly oferece um dos preços mais em conta do mercado e é a única que oferece baixas tarifas (low fare) também na primeira classe.

A Via Brasil é outro exemplo de companhia de pequeno a médio porte que oferece alternativas para o cliente. A gerente de vendas, Ana Alice Petribú, diz que a empresa disponibiliza dez quilos a mais de franquia de bagagem em relação às outras companhias. Segundo Ana Alice, o perfil dos que procuram a Via Brasil é bastante diversificado. Ela explica que um dos objetivos da empresa é facilitar a vida de estudantes e microempresários com poder aquisitivo reduzido. Outro segmento de público beneficiado são os idosos, que têm 10% de descontos no valor total da passagem, independente da forma de pagamento.

Atuando há cerca de um ano no mercado, a Gol, mesmo tendo vôos regulares que decolam diariamente, também aposta nas tarifas reduzidas como forma de fidelização do cliente. Um exemplo de que as promoções estão agradando ao consumidor é o caso do estudante, Felipe Miranda, 23, que já participou de várias promoções oferecidas pelas companhias aéreas. "Procuro sempre unir o útil ao agradável. Se não consigo uma passagem pelo sistema de milhagem, nem penso duas vezes, procuro reservar logo o meu lugar nos vôos mais baratos", afirma.

Serviço:

Varig - 0800.907007
Vasp - 0800.998277
BRA - 3467.3311
Gol - 34644793/3464.4794
Fly - 3467.6555
Via Brasil - 3466.6700
Tam - 3462.5011/4466

___________________________________


Jornal do Commercio
Recife - 15.11.2001
Quinta-feira