LG_jc.gif (3670 bytes)

PROMOÇÕES
Nunca foi tão fácil comprar

Setor faz de tudo para convencer o consumidor a comprar. Juros zero, bonificações, sorteios e adiamento da entrada são algumas vantagens oferecidas

por MARCUS ANDREY

O setor automotivo está fazendo de tudo para estimular o consumidor a adquirir um veículo, seja zero-quilômetro ou seminovo. São promoções com financiamento sem juros, bonificações, sorteios e vários atrativos com argumentos capazes de convencer o mais relutante comprador que, cercado por diversas vantagens, tem tudo para fazer um bom negócio.

O trunfo da GM nessa enxurrada de ofertas para conquistar o consumidor é a promoção de juros zero, válida até amanhã em toda a rede de concessionárias da montadora. São financiamentos especiais, onde a entrada faz a diferença e serve de parâmetro para esticar o prazo de parcelamento – que pode chegar aos 24 meses sem juros, com um sinal de 65%.

Segundo o gerente comercial da revenda Autonunes, Marcelo Jorge e Silva, as condições de financiamento com taxa zero estimularam as vendas porque cada tipo de cliente pode escolher a forma de pagamento que melhor se adapte ao seu orçamento. “Quem quiser dar uma entrada de 10%, por exemplo, paga o valor restante em oito vezes sem juros. No caso de uma entrada de 35% do valor total do veículo, o saldo restante é parcelado em 12 vezes, e para uma entrada de 55%, parcelamos o resto em 18 vezes”, explicou. A promoção engloba todos os modelos da linha 2001, e quase todos os modelos 2002, exceto o Zafira e a picape S-10.

A estratégia de juros zero para veículos novos foi adotada também pela montadora Ford, há dois meses, oferecendo as mesmas condições em todas as concessionárias do Brasil para os modelos da linha Fiesta e Focus. De acordo com o gerente comercial da revenda Caoa, Rosemir Karan, esse tipo de promoção facilita muito a vida do cliente que quer trocar de carro, dando o velho como entrada e financiando o resto em até 12 vezes sem juros.

Na revenda Fiat Italiana, o parcelamento sem juros é estendido a 25 meses, exclusivamente para a linha Palio Young 2002, com uma entrada de 50% do valor do veículo. O gerente de veículos novos da Italiana, Luiz Henrique Gouveia, explica que toda a frota Fiat 2002 também pode ser financiada com juros de 0,89% ao mês.

“Estamos com uma das melhores bonificações do mercado para a linha 2002 do Marea e Brava, chegando aos R$ 2 mil, além de descontos especiais para toda a frota”, disse Gouveia.

A concessionária Eurovia, revenda da Renault, além de apostar no parcelamento com juros zero em 12 parcelas, também trabalha com financiamento para 24 meses com juros de 0,99% ao mês. “Em ambos os casos, a entrada deve ser de 50% para a compra de veículos da linha Clio e Scénic”, explicou o supervisor de veículos novos da Eurovia, Carlos Antônio Ramos Filho.

Além das condições especiais de financiamento – tanto para o Clio como para o Scénic –, a Eurovia também está oferecendo bonificações para os dois modelos. “Estamos com bonificação de até R$ 2 mil, um diferencial que está aquecendo nossas vendas desde o mês passado”, completou Ramos Filho.

SEMINOVOS - As promoções para os veículos zero-quilômetro funcionaram como fator de desvalorização dos seminovos, que estão com preços mais baixos e condições de parcelamento bem atrativas. Em alguns casos, a entrada fica para fevereiro de 2002.

É o caso da revenda GM Autonunes, que excluiu a entrada para todos os modelos a partir de 1995, com a primeira parcela para o mês do carnaval. “E mesmo sem entrada, o financiamento pode chegar aos 48 meses”, afirmou o gerente comercial da revenda.

Na concessionária Ford Caoa também existe a vantagem de zero de entrada, embora seja restrita a alguns modelos seminovos. “A promoção de juros zero para os veículos novos estimulou o cliente que compraria um seminovo a partir para um carro zero-quilômetro. Com isso, os preços dos seminovos baixaram”, explicou o gerente comercial da revenda, Rosemir Karan.

A Italiana aposta na qualidade de seus seminovos como diferencial. Todos os veículos saem da revenda revisados e com garantia total de três meses. “Nossos seminovos recebem o exclusivo Certificado de Autenticidade de Quilometragem, assinado pelo proprietário anterior, uma garantia de que a Italiana não adultera a quilometragem do veículo”, disse o gerente de vendas, Luiz Henrique Gouveia. O cliente que optar pela garantia Plus, oferecida pela Fiat, só precisa desembolsar R$ 300 e ficar ‘tranqüilo’ por até um ano.

SORTEIO - Uma nova modalidade de compra, parecida com o consórcio, promete esquentar o mercado. “Queremos beneficiar as 50 milhões de pessoas registradas no SPC”, justificou o diretor de marketing da Sul América Capitalização (Sulacap), José Luiz Florippes. A Sulacap criou os produtos Super Fácil Carro e Super Fácil Moto, com os quais é possível programar a compra do veículo através de títulos de capitalização, concorrendo mensalmente a oito sorteios.

No mesmo sistema trabalha a Centúria Capitalização, que oferece o título Guarde Certo, onde é possível programar a compra do carro novo, com parcelas a partir de R$ 125, ou seminovos – com mensalidade a partir de R$ 50. Caso seja sorteado, o cliente tem o débito quitado e recebe o valor acertado.

___________________________________


Jornal do Commercio
Recife - 18.11.2001
Domingo