LG_jc.gif (3670 bytes)


ESOTERISMO

Paraíba sedia 11º Encontro para a Nova Consciência

Que resultados pode produzir um evento que reúne padres, pastores, rabinos, monges budistas, hare-krishnas, físicos, psicólogos, astrólogos, terapeutas holísticos, ufólogos, xamãs, rosa-cruz, ateus e agnósticos? Difícil saber sem ir lá conferir. Isto é, se você não gosta de Carnaval, ou este ano resolveu ficar longe das troças, blocos e trios.

Como já acontece há 11 anos, Campina Grande (a 120 quilômetros de João Pessoa, na Paraíba) sedia mais um Encontro para a Nova Consciência, com a expectativa de reunir por dia uma média de mil pessoas, de 8 a 12 de fevereiro. Para uma cidade do interior com 354 mil habitantes, pode-se dizer que o evento só perde em importância para os festejos juninos.

As grandes marcas do encontro são o ecumenismo – melhor dizendo, macroecumenismo – e a importância que se dá às chamadas práticas e estudos alternativos. Para início de conversa, a programação é vastíssima. Além dos cursos (31 ao todo) e palestras (até agora 24 nomes confirmados, entre os quais, o tarólogo e cineasta Pedro Camargo, o reitor da Unipaz, Pierre Veil, o teósofo Carlos Cardoso Aveline e o físico Harbans Lal Arora), haverá nada mais nada menos do que 60 eventos paralelos, entre seminários, encontros, oficinas, shows musicais, exposição de artes e feiras.

Distribuídos em mais de 10 locais diferentes, esses minieventos é que dividem em subgrupos um público para lá de heterogêneo. Desse modo, espera-se tentar aprofundar discussões sobre Ufologia (tanto a vertente mística, quanto a científica), Teosofia, Santo Daime, Seicho-no-Iê, Sai Baba, Tai Chi Chuan, Fitoterapia, Reiki e massagens diversas. E ainda inclui encontros fora da seara espiritualista, como o das profissionais do sexo de Campina Grande, o do movimento esperantista e ainda um outro sobre a pré-história paraibana. Mais eclético impossível.

TRADIÇÃO E CIÊNCIA – Segundo os organizadores, a proposta do evento é estimular a chamada Nova Consciência, definido como um movimento mundial de cultura alternativa contemporânea, iniciado nos anos 60, que não faz distinção de idade, sexo, profissão, raça, credo ou opção de vida. E que, entre outras coisas, supõe a compreensão de que Tradição não deve excluir Ciência, e vice-versa, e ainda que tecnologia e preservação ambiental devem andar juntas. Com o tema Tolerância e Paz, o 11º Encontro para a Nova Consciência busca aperfeiçoar e socializar essa visão de mundo, não só através do ‘blá-blá-blá’, mas de vivências práticas e troca de experiências entre diferentes personagens (muitas vezes, de lados aparentemente opostos). Como bem lembra o texto do site (www.novaconsciencia.inf.br), “técnicas e práticas capazes de auxiliar a expansão da consciência de um indivíduo constituem poderosas ferramentas para sua transformação”.

No Recife está sendo organizada excursão para quem quiser participar. (81) 3222.2786 / 9108.9955.

A melodia dos números e dos ventos em CD

Uma associação bem-sucedida entre música e energias numerológicas acaba de chegar às lojas especializadas em new age. Fruto da parceria entre a badalada numeróloga Aparecida Liberato e o pianista e arranjador Corciolli, o CD A energia musical dos números traz 10 composições, uma para cada número, inspiradas nos diferentes perfis psicológicos definidos a partir da data de nascimento. Outro lançamento interessante da gravadora Azul Music é o Melodia dos Ventos, primeiro trabalho do saxofonista e multiinstrumentista Mario Aphonso III, com 12 composições. Contatos: (81) 3228.3889 / 9987.6312.

Segredos e chaves para sua transformação

Quer aprender a viver em harmonia consigo mesmo e com os outros? Acha difícil? Mas está mais do que na hora de começar a tentar, não acha? Em Sem segredos e cem chaves para que sua vida se transforme, Maria Salette e Wilme Ruggeri defendem que a felicidade pode e deve ser um estado permanente da alma. Autoras do sucesso Para que a minha vida se transforme, que ultrapassou os 24 mil exemplares vendidos, a dupla agora trata sobre questões profundas, como o desafio de lidar com as mágoas e os medos, mas de uma forma leve. O livro da editora Verus custa R$ 15,90 e pode ser adquirido em livrarias ou pelo site www.veruseditora.com.br.

___________________________________


Jornal do Commercio
Recife - 27.01.2002
Domingo