- - - -


Bolinhos de Bacalhau

ingredientes:

300 grs. de bacalhau;
8 batatas feitas em pirão
½ colher de manteiga;
1 colher de farinha;
½ meia xícara de leite

4 ovos (as claras batidas em neve)

Modo de Fazer:

Afervente bem o bacalhau, passe-o na máquina e leve ao fogo num bom refogado com cebola, salsa picada e mais temperos; misture as batatas ( o pirão) e, em seguida, vá juntando o leite, a manteiga, a farinha, os ovos, cebola de cheiro e coentro bem picado. Frite, as colheradas em óleo quente.

Cuscuz de Tapioca

500 gramas de tapioca
200 gramas de côco ralado fino
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal

Modo de Fazer

Misture todos os ingredientes e coloque em forma de buraco no meio ou forminhas individuais. Deixe a tapioca ficar bem hidratada (cerca de duas horas). Desenforme e sirva decorado com tirinhas de côco.

Moqueca de galinha

Cozinhe uma galinha em água temperada de sal e cheiro verde. Descarne os ossos e passe toda a carne pela máquina desprezando as peles, e leve a refogar em uma panela com manteiga, cebola batidinha e uma pitada de pimenta-do-reino. Depois de bem refogada junte um pouco do caldo em que a galinha cozinhou e deixe reduzir bem. Retire do fogo e engrosse então com farinha de mandioca, da bem fina, até que fique na consistencia de enrolar. Faça uns bolinhos com essa massa, enrole-os um por um, em folha de bananeira, dobre a folha sobre si mesma como se fosse pamonha, amarre e frija as moquecas em oleo bem quente ou asse sobre brasas.

Vatapá de galinha

Depois de limpa e partida em pedaços leve a galinha a refogar em um pouco de gordura, com cebola batidinha e sal com alho. Junte-lhe depois agua e cheiro verde, o suficiente para ela cozinhar. Cozida a galinha, tire as carnes dos osssos picando-as bem, tempere com pimente verde amassada e pimenta-do-reino, junte-lhe o leite leite de 1 coco e o caldo em que ela foi cozido, engrossando-o com farinha de arroz. No momento de tirar do fogo junte 2 colheres de azeite-dendê, previamente aquecido em banho maria. Não deixe ferver depois de juntar este azeite. Sirva com angu de farinha de arroz.

Creme de Galinha

1 frango médio ou 500 gramas de peito de frango
3 tomates médios
2 cebolas médias
2 pimentões grandes
salsa, coentro e cebolinha picados
1colher de sopa de orégano
sal, pimenta do reino moída e colorau (paprika) a gosto
3 xícaras de leite
5 colheres de sopa de maizena
1 gema
1 colher de manteiga
1 lata de ervilhas em conservas (opcional)

Modo de Fazer

Coloque o frango para cozinhar juntamente com todos os temperos. Deixe cozinhar até ficar bem tenro. Após cozido, escorra a água do cozimento e reserve 3 (três) xícaras somente do caldo. Deixe o frango esfriando para poder desfiá-lo. Em uma panela deposite o caldo reservado, juntamente com o leite, a maizena, a gema e a manteiga. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até ferver e ganhar consistência de mingau. Junte o frango já desfiado ao creme, acrescentando ervilhas se desejar. Arrume em uma travessa.

Tapioca

1/2 quilo de goma de mandioca
sal a gosto

Secar a goma (com pano) muito bem; peneirar a massa; Colocar sal a gosto; Esquentar a panela (frigideira) por mais ou menos. Colocar a goma, espelhando por toda a frigideira e deixar em fogo baixo. Quando a goma tomar forma, virar a tapioca. Retire do fogo e coloque o recheio (manteiga, coco, queijo...) Rende 10 unidades

Lagosta ao Alho e Óleo

Ingredientes:

1 kilo de lagosta ao natural ou de filé de cabeça (pernil de lagosta)
10 dentes de alho (grandes) ou 2 colheres de purê de alho
sal a gosto (dispensado se usado purê de alho)
1 colher de sopa de ervas variadas a gosto
2 cebolas picadas
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
4 tomates maduros picados
4 raminhos de coentro picados
1/2 xícara de Azeite de Oliva

Modo de Fazer

Cozinhe a lagosta em panela de pressão por dez minutos, usando pouca água e colocando um filete de azeite. Após cozida, escorra toda a água e espere esfriar. Separe a carne da casca e retire a veia de fel na parte superior do corpo. Acrescente o alho pisado ou o purê, juntamente com as ervas. Deixe pegar gosto por, no mínimo, 30 minutos. Ferver o óleo em fogo brando e fritar os pedaços de lagosta. Servir ainda quente. Os demais ingredientes devem ser refogados no óleo usado para a fritura e servido como complemento. Proceda da mesma forma para com o filé de lagosta, que apenas deve ser cozido por 20 (vinte) minutos em panela normal, também acrescentando um filete de azeite, escorrendo toda a água após a fervura.

Caranguejo guisado

Depois de preparados e limpos os caranguejos ponha-os para cozinhar por 20 a 30 minutos. Depois de cozidos, retire do caldo, deixe escorrer bem e arrume-os num prato. Do caldo pode-se fazer um pirão.

Caranguejos ao leite de coco

Depois de preparados e limpos os caranguejos, cozinhe-os em água temperada com sal. Faça à parte, numa panela, o seguinte molho:

2 colheres de manteiga, 1 de farinha de trigo dissolvida em 1 xícara de leite e sal. Misture tudo com 3 gemas e assim que o molho estiver pronto, coloque os caranguejos num prato, cobrindo-os com esse molho.

Lagosta Reis Siqueira

Ingredientes:

1 kilo de lagosta ao natural ou de filé de cabeça (pernil de lagosta)
10 dentes de alho (grandes) ou 2 (duas) colheres de purê de alho
sal a gosto (dispensado se usado purê de alho)
1 colher de sopa de ervas variadas a gosto
2 cebolas picadas
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
4 tomates maduros picados
4 raminhos de coentro picados
Azeite de Oliva
100 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de Fazer

Cozinhe a lagosta em panela de pressão por dez minutos, usando pouca água e colocando um filete de azeite. Após cozida escorra toda a água e espere esfriar. Separe a carne da casca e retire a veia de fel na parte superior do corpo. Acrescente o alho pisado ou o purê, juntamente com as ervas. Deixe pegar gosto por, no mínimo, 30 minutos. Arrumar toda a lagosta temperada em uma travessa média. Regue com azeite e espalhe o queijo parmesão por cima. Cobrir com os demais ingredientes e levar ao forno por 30 minutos em fogo médio. Proceda da mesma forma para com o filé de lagosta, que apenas deve ser cozido por 20 (vinte) minutos em panela normal, também acrescentando um filete de azeite, escorrendo toda a água após a fervura.

Bolinhos de Arroz

Ingredientes:

3 xícaras, das de chá, de sobras de arroz;
1 colher, das de sopa, de queijo parmesão ralado;
2 ovos; Sal; Pimenta-do-reino;
1 colherinha, das de chá, de fermento em pó; Farinha de trigo; Óleo.

Modo de Fazer

Passe o arroz na máquina de moer carne. Junte os ovos, queijo ralado, sal, pimenta-do-reino, fermento e farinha de trigo suficiente, para formar uma massa mole. Pingue os bolinhos, às colheredas, numa frigideira com óleo bem quente.

Acarajé

(1) Deixe de molho de um dia para o outro em bastante agua:
2 xicaras cheias de feijao marcassa (ou fradinho)
1 colher de chá de sal
1 dente de alho socado
(2) Escorra bem o feijao guardardo a agua para uso futuro.
Embrulhe o feijao num pano de prato e esfregue vigorosamente para remover as peles. Cate bem e retire todas as peles.
(3) Coloque metade do feijão no copo do liquidificador e junte:
1 xicara do líquido reservado
2 dentes de alho picados
1 1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de molho forte de pimenta (opcional)
1/2 colher de chá de pimenta do reino (black pepper)
1 colher de chá de pó fermento em pó

Modo de Fazer

Bata bem o feijão ate formar uma massa homogênea. Repita este passo com o restante do feijão juntando uma xícara do líquido reservado mas omitindo os temperos. Misture as duas partes da massa e ponha de lado para descansar pelo menos meia hora.(4) Bata um pouco a massa. Vá colocando as colheradas da massa em bastante óleo fervendo onde se juntou 2 colheres de sopa de azeite de dende. Retire os bolinhos com a escumadeira quando estiverem fritos e dourados. Deixe escorrer em papel absorvente e mantenha-os quentes no forno.

Para servir os bolinhos parta cada um ao meio sem separar as partes. Coloque molho forte de pimenta dentro e camarões cozidos (ou vatapá, como se faz na Bahia).

*O truque do acaraje é ficar sempre batendo a massa enquanto os outros estão fritando (a massa começa a ficar aguada quando estacionada).

Camarão à Baiana

1,5 quilos de camarão fresco
Lave várias vezes em água fria. Salpique com caldo de um limão e coloque numa peneira durante uma hora.

Remova e conserve as cascas. Deixe o camarão na geladeira até precisar usá-lo novamente. Coloque as cascas numa panela com:
3 xicaras de água
3 rodelas de limão
Cozinhe as cascas em água fervendo sem a tampa ate o líquido se reduzir a uma xícara. Remova o caldo do fogo e coe. Jogue fora as cascas e coloque o caldo na geladeira até que seja preciso usá-lo.
Misture o seguinte numa panela grande:
2 tomates médios picados
1 cebola pequena picada
1 dente de alho socado
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de óleo
2 colheres de chá de coentro
Sal a gosto
1 colher de sopa de extrato de tomate
Ferva estes ingredientes até formar uma pasta grossa.
Misture o caldo do camarão e ferva mais cinco minutos. Junte o camarão e esquente bem (mais uns 5 minutos).

Misture:
1 1/2 xícaras de leite de coco grosso
Continue a esquentar o molho mas sem deixar ferver.
Sirva com arroz branco e farofa de manteiga.


home culinária

 


 

Últimas Notícias | JC Debate | Roteiro | Weekend | Bate-papo | Tábua de Marés
Fale com o JC | Links | Classificados | Rádio Jornal| Edições Anteriores | Assinantes