A Importāncia da Pesquisa de Clima Organizacional
26.02.06

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta voltada para análise do ambiente interno da empresa. Ela possibilita identificar possíveis vulnerabilidades no modelo de gestão de pessoas, permitindo a análise da satisfação, compromisso, atitudes, produtividade e motivação dos colaboradores na empresa e das demais pessoas que com eles interagem. Por meio desse diagnóstico, a organização poderá desenvolver um plano de ação visando minimizar os pontos de melhoria no ambiente de trabalho.

Recomenda-se que a Pesquisa seja realizada de modo amplo, isso é, todos os colaboradores devem ser convidados a participar. A empresa deve assegurar a confidencialidade do processo, bem como a não identificação das pessoas que participarem. É recomendado que colaboradores que têm pouco tempo na empresa não participem, uma vez que os mesmos podem ter opiniões diferenciadas da realidade organizacional.

Muitas organizações preferem que a pesquisa de clima seja realizada por uma Consultoria. Dessa forma irá existir uma maior adesão por parte dos colaboradores e os mesmos se sentirão mais à vontade para participar, além de que os resultados tendem a ficar mais consistentes e imparciais.

Não existe um questionário padrão, o mesmo deve ser adaptado à realidade da organização, à linguagem e cultura de seus colaboradores. A coleta de dados pode ser realizada em formulário, via web ou por meio de entrevistas. É importante a abrangência do maior número de áreas na empresa, propiciando, dessa forma, um diagnóstico mais preciso.

A apresentação dos resultados apurados é de suma importância para a credibilidade do processo. Os dados devem ser transformados em informações, e estas, em compreensão, oferecendo à empresa e aos colaboradores a oportunidade de opinar. O resultado obtido em cada empresa é fruto de um conjunto de variáveis específicas e está ligado à história da organização.

Não existe uma regra pré-determinada no que diz respeito à periodicidade da aplicação da Pesquisa. Recomenda-se que ela seja feita pelo menos uma vez ao ano, dessa forma os colaboradores podem perceber as mudanças ocorridas entre um ano e outro, alterando suas percepções a respeito da empresa.

A Pesquisa de Clima Organizacional tende a aumentar o índice de motivação dos colaboradores. Eles se sentem participando, sendo ouvidos e respeitados. A confiança na empresa tende a elevar de forma considerável. Porém, se nada for feito com os resultados, a pesquisa terá efeito inverso. Devido a isso, antes de decidir fazer uma Pesquisa, a empresa precisa analisar qual a real intenção de empreender as ações corretivas necessárias. Caso essas ações corretivas não sejam viáveis para a empresa, como por exemplo, um aumento salarial, a mesma deve explicar as razões objetivando a clareza e a transparência para com seus colaboradores.

A Pesquisa tem servido como uma ferramenta de apoio à decisão, na medida em que analisa a percepção coletiva que as pessoas têm da corporação. Ela deve ser encarada como um meio de fortalecimento do relacionamento interno e como um instrumento de mudança planejada, interferindo assim, na cultura organizacional.

Aline Rauen
Consultora da Deloitte
arauen@deloitte.com


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