{ Pelé no Sport
No dia 5 de novembro de 1957, o diretor do Sport José Rozemblit rejeitou a oferta de empréstimo de quatro meses de um jogador do Santos, porque o atleta tinha apenas 17 anos e era desconhecido. O garoto chamava-se Édson Arantes do Nascimento, que o mundo o conheceria como Pelé, O Rei do Futebol. Sete meses depois, ele conquistaria a Copa de 1958 pela Seleção Brasileira. A história é comprovada por um telegrama guardado no museu do Sport com a oferta do Santos.

{ Cores
Quando o fundador do Sport, Guilherme de Aquino Fonseca, retornou da Inglaterra para Pernambuco, em 1904, trouxe bolas, meiões, chuteiras e camisas para difundir o futebol no Estado. As camisas já eram nas cores vermelha e preta.

{ Mascote
Em 1919, o Sport fez uma excursão pelo Norte do Brasil. Ao bater a Seleção do Pará (combinado Remo-Paysandu), o clube tinha direito de trazer para o Recife o troféu Leão do Norte. A torcida paraense, no entanto, tentou evitar que o troféu fosse levado. Na confusão, a cauda do Leão acabou quebrada, mas, mesmo assim, os pernambucanos levaram o troféu. Daí surgiu a identificação do clube com o animal, que hoje é seu mascote.

{Quase alvirrubro
O Sport foi o primeiro clube de futebol do Estado, mas poderia nem ter existido caso o Náutico tivesse dito "sim" ao estudante Guilherme de Aquino Fonseca. Ocorre que o fundador do Sport, ao retornar da Inglaterra, tentou levar o futebol para o Clube Náutico Capibaribe, que se dedicava ao remo. Com a recusa do dirigente alvirrubro Bento Magalhães, Fonseca decidiu fundar uma nova agremiação. Os diretores do Náutico, assim como boa parte da sociedade da época, não consideravam o futebol um esporte nobre. O clube alvirrubro adotou o futebol em 1909.

{Saudação
No dia seguinte à fundação do Sport, o Jornal Pequeno saudava o novo clube com um simpático registro, que mostra a falta de opções de lazer da época. "Oxalá que o Sport Club do Recife progrida, pois vem preencher uma das maiores lacunas da nossa sociedade: falta absoluta de distração", publicou o periódico.

{Arquibancada do Fluminense
O primeiro campo do Sport foi construído na Avenida Malaquias, nas Graças. Para acomodar a torcida, o clube comprou junto ao Fluminense, do Rio de Janeiro, uma arquibancada de ferro que tinha capacidade para duas mil pessoas, tendo 75 metros de comprimento por 40 metros de largura.

{Jogador de fora
O Sport inovou em 1916, trazendo do América do Rio de Janeiro o zagueiro Paulino. Foi a primeira contratação de um clube de outro Estado para jogar em Pernambuco. O primeiro jogador estrangeiro veio dois anos depois. O atacante uruguaio Pedro Mazullo fez parte do elenco que conquistou o tricampeonato em 1918.

{Técnico estrangeiro
O Sport também foi o primeiro clube de Pernambuco a contar com um treinador estrangeiro. O pioneiro foi o uruguaio Carlos Viola, campeão pernambucano em 1928. Além de treinar, ele atuava como jogador.

{
Venda de Taças
Para comprar o terreno da chácara localizada no número 56 da Ilha do Retiro, os rubro-negros tiveram que desembolsar 53 contos de réis. Para conseguir o dinheiro, o clube vendeu as taças conquistadas nas suas duas primeiras décadas de vida. Atualmente, na Sala de Troféus, a taça mais antiga é de 1925, 20 anos depois da fundação do clube.

{
A compra da Ilha
Além da venda de taças, o Sport contou com doações para adquirir o terreno da Ilha do Retiro. O então gerente do Banco de Crédito Real de Pernambuco, Renato Silveira, torcedor do Sport, deu uma ajuda e o clube conseguiu um crédito de 50 contos de réis. O terreno fazia parte do espólio de Manoel Ramos Amaral, cuja viúva não tinha como pagar os débitos. A inauguração da sede data de 3 de março de 1936.

{Primeiro o basquete
Com o terreno da Ilha comprado, a primeira construção foi de uma quadra de basquete, antes mesmo do estádio de futebol. A quadra ficava no local onde hoje existem as gerais da Ilha do Retiro. Em 1937, foi construída uma quadra de tênis. Em 4 de julho do mesmo ano, inaugurou-se o estádio de futebol.

{Copa do Mundo
Durante a única Copa do Mundo disputada no Brasil, em 1950, a Ilha do Retiro teve a honra de sediar um dos jogos da competição. Os preparativos duraram cerca de um ano, já que as exigências da Fifa eram grandes. A partida foi entre Chile e Estados Unidos, com vitória dos chilenos por 5x2.

{Sport x Real Madrid
Durante a excursão que realizou pela Europa em 1957, o Sport teve o gosto de enfrentar na Espanha o Real Madrid, clube apontado pela Fifa como o maior da história do futebol. A partida foi acompanhada por cerca de 35 mil pessoas e terminou com vitória do clube madrilenho por 5x3.

Copyright © 1997-2005, JC OnLine - Sistema JC de Comunicação.