Publicidade
       

Trançado de fita
Fazendo fita

Você vai precisar de um jogo de toalhas na cor branca; fita de cetim face simples, com 7 mm de largura, verde-escura; agulha de bordado nº 18; linha de costura branca; bordado inglês: 120 cm; passa-fita de 1 cm; chinelos atoalhados com área para bordar; 5 x 30 cm de étamine branco; alfinetes; sabonete; tira-fio ou tesoura de ponta fina.

Obs: os vídeos estão no formato Quicktime. Se você não conseguir visualizá-los é necessário fazer o download do programa gratuito e instalá-lo. Para baixar o instalador (562 KB na versão Windows), clique aqui. O instalador vai baixar o restante dos componentes. Se quiser pegar o instalador completo (cerca de 11MB na versão Windows), clique aqui. Nesta página há dois tipos de vídeos: se você usa modem com conexão discada, clique na opção banda estreita. Se você é usuário de internet de alta velocidade como o Speedy, Virtua e Ajato clique em banda larga. Espere cerca de um minuto até o vídeo aparecer. Então, pressione o Play no controlador que aparece logo abaixo dos vídeos.

Vídeos
(clique nas imagens para ver o
vídeo para banda estreita)

 
1. Conte quantos blocos de fios existem na faixa a ser bordada. Delimite quatro fios para cima e quatro fios para baixo, marcando com alfinetes um total de oito blocos de fios centrais. A 1,5 cm das bordas, com o auxílio do tira-fio ou tesoura, desfie a trama. Desfie três blocos acima e abaixo dos oito blocos de fios centrais. Comece a desfiar as bordas de 1,5 cm até chegar na costura que deve ser desfeita.
» banda estreita
» banda larga
  2. Deixe os fios soltos como indica a foto.
» banda estreita
» banda larga

 
3. Coloque a fita na agulha de bordado com o lado brilhante virado para o direito. Deixe uma sobra de 3 cm de fita junto a borda para o arremate e costure.
» banda estreita
» banda larga
  4. Passe a agulha pelos três primeiros blocos desfiados. Passe a fita em sentido contrário na outra carreira desfiada, sempre trabalhando com a fita pelo lado brilhante. Retorne com a fita e passe pelo mesmo sentido inicial nos três blocos de fios seguintes.
Em sentido contrário, cruze a fita na carreira superior para completar o passo.
Faça este trabalho ao longo de toda a extensão do étamine.
» banda estreita
» banda larga
 

5. Com as bordas laterais descosturadas, arremate as pontas dos fios cortados e fitas e costure-as.
» banda estreita
» banda larga
  6. Apare os fios e pontas excedentes.
» banda estreita
» banda larga

 
7. Costure o bordado inglês.
» banda estreita
» banda larga
  8. Passe a fita no passa-fita.
» banda estreita
» banda larga

 
9. E aplique-a sobre o bordado para arrematar.
» banda estreita
» banda larga
   

 

 


 
home | pontos | tabela de cores | motivos
ponto & linha | classificados | fórum | link-se! | e-mail
anuncie | nas bancas | números atrasados | assine
 

© Editora Koala 2002 - 2006
 
    .
Home Assine E-mail Anuncie Números atrasados