O Guia de Empregos tem um novo site (http://www.guiadeempregos.org.br).
Esta página é antiga e não recebe mais atualização. Acesse o novo Guia de Empregos e encontre vagas e notícias atualizadas diariamente.

 

 

Faculdade On-line UVB oferece apenas cursos a distância

Enquanto poucas universidades e faculdades brasileiras oferecem cursos a distância, a UVB está em situação oposta: possui apenas cursos não presenciais.

Leia mais:

   

 

 Brasil analisa educação a distância
 Maioria dos professores brasileiros não navega na Internet
 MEC e MCT planejam implantação do Portal de Livros
 Secretaria da Educação de SP chama 14 mil professores concursados
 Unesp está contratando 126 docentes
 Programa capacita professores para educação especial
 Falta de informação de professor atrasa progresso de aluno
 MEC prepara aperfeiçoamento de professores
 Ainda faltam 3.405 professores no RJ
 Colégios de SP terceirizam professores por causa da crise
 Estado de SP oferece bolsas de estudos para professores da rede pública
 Estado dá 33,4% de reajuste a professores
 Até 2007 serão necessários mais 25 mil professores
 Prefeitura seleciona professores temporários para rede de ensino
 Rio de Janeiro fará contratos temporários com professores para 2004
 Microsoft capacita professores em informática
  Faculdade On-line UVB oferece apenas cursos a distância

Falta de tempo para freqüentar as aulas e indisponibilidade de horários no dia-a-dia não impediram o advogado Sérgio Arantes de Almeida, 38 anos, de cursar uma segunda faculdade. Morador de Araraquara, interior de São Paulo, onde tem uma empresa de consultoria, Sérgio é um dos 300 alunos hoje matriculados na Faculdade On-line UVB (Universidade Virtual Brasileira), com sede em São Paulo.

Enquanto poucas universidades e faculdades brasileiras oferecem cursos a distância, a UVB está em situação oposta: possui apenas cursos não presenciais. A universidade é composta por dez instituições de ensino superior, em forma de consórcio, que atuam em oito Estados e se uniram com o objetivo de promover aulas essencialmente pela internet. Trata-se da maior entidade credenciada pelo MEC (Ministério da Educação) para ofertar cursos de graduação pela web.

A UVB nasceu em maio de 2000, quando começou a oferecer aulas de extensão. Até hoje, dez mil pessoas passaram pelos cursos, segundo o diretor geral da entidade, Karl Albert Diniz de Souza. Foi só no começo de 2003 que a UVB conseguiu autorização do MEC para lançar quatro disciplinas de graduação universitária: administração, marketing, secretariado executivo e ciências econômicas. Ao lado do curso de engenharia química da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e de administração da Faculdade de Brasília, são as únicas não voltadas para a área educação.

"Não tinha todas as manhãs ou todas as noites livres para ir à faculdade. Às vezes tenho uma ou outra. Então procurei no MEC alguma universidade com curso a distância em graduação em administração", diz Sérgio Almeida. O advogado explica que, há cerca de três anos, chegou até a procurar um curso oferecido por uma universidade norte-americana, mas como o certificado não tinha validade para o MEC, desistiu da idéia. "Quando a UVB foi credenciada, eles [MEC] me avisaram, fiz o vestibular e comecei a estudar", lembra.

Confira o perfil dos alunos e a estrutura dos cursos através do site.

(Folha OnLine – 04/10/04)