O Guia de Empregos tem um novo site (http://www.guiadeempregos.org.br).
Esta página é antiga e não recebe mais atualização. Acesse o novo Guia de Empregos e encontre vagas e notícias atualizadas diariamente.

 

 

MEC procura avaliadores

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) abriu processo de inscrição para avaliadores de instituições de Ensino Superior. Os selecionados serão responsáveis pela Avaliação Institucional, que começa a ser realizada em setembro em 55 centros universitários.

Leia mais:

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MEC procura avaliadores

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) abriu processo de inscrição para avaliadores de instituições de Ensino Superior. Os selecionados serão responsáveis pela Avaliação Institucional, que começa a ser realizada em setembro em 55 centros universitários.

O centro universitário, denominação criada a partir de 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é um novo tipo de organização acadêmica dos estabelecimentos de Ensino Superior. A Avaliação Institucional, que englobará também universidades, faculdades integradas, faculdades, escolas e institutos superiores, será implementada, gradativamente, em todas as instituições que solicitarem pedido de credenciamento ou recredenciamento junto ao Ministério da Educação.

Diferentemente do Exame Nacional de Cursos, o Provão, e da Avaliação das Condições de Ensino, que são centrados na qualidade do curso, a Avaliação Institucional aborda as características gerais dos estabelecimentos de ensino. O trabalho tem como um dos principais objetivos verificar a execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que contempla objetivos, metas e ações da entidade.

A avaliação verifica a qualificação e as políticas de valorização dos professores e a infra-estrutura do estabelecimento de ensino, bem como laboratórios e bibliotecas. Os servidores da área técnico-administrativa, e a organização institucional, como a gestão acadêmica e as atividades de ensino, pesquisa e extensão, também estão incluídos na aferição.

A lista dos centros universitários a serem avaliados será divulgada até o final deste mês. O processo de seleção dos avaliadores levará em conta o currículo profissional, a titulação dos candidatos e a a atuação deles no programa de capacitação. Além de ter exercido por, no mínimo, cinco anos a atividade de professor da Educação Superior e concluído a pós-graduação, o interessado precisa comprovar experiência em gestão educacional (reitor, diretor de faculdade, coordenador de curso e outros) ou em avaliação institucional. O interessado deve preencher cadastro disponível na Internet, no endereço. www.inep.gov.br

(Jornal de Brasília- 19/08/02)

 Microsoft e Intel criam parceria para capacitar professores
 Professores estão cada vez mais estressados
 São Paulo utiliza educação a distância para formar professores
 CIEE convoca estagiários da área de educação
 Professores da rede estadual de SP receberão aumento de 5%
 Professores querem adicional para trabalhar em áreas violentas
 MEC abrirá 2,7 mil vagas nas federais e HUs
 Professores das federais poderão fazer pesquisas na Espanha