O Guia de Empregos tem um novo site (http://www.guiadeempregos.org.br).
Esta página é antiga e não recebe mais atualização. Acesse o novo Guia de Empregos e encontre vagas e notícias atualizadas diariamente.

     

 

 

Programas facilitam o uso de computador por deficientes visuais

Três programas de computador para deficientes visuais estão sendo lançados nesta semana. Um deles, inédito no país, permite que o deficiente utilize computadores de mão. Os outros dois lançamentos convertem arquivos de texto em áudio.

Leia mais:

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa ajuda cegos a usar computador de mão

Três programas de computador para deficientes visuais estão sendo lançados nesta semana. Um deles, inédito no país, permite que o deficiente utilize computadores de mão ("palmtops"). Os outros dois lançamentos convertem arquivos de texto em áudio, recurso já disponível em programas similares. A vantagem é que eles geram sons muito mais parecidos com a voz humana.

Com o PocketVoice, o deficiente visual interage com o computador de mão, registrando e consultando compromissos, notas, lembretes e endereços, entre outras tarefas. Já o TextVoice Speak 3 transforma arquivos de texto gravados no computador em áudio, permitindo, por exemplo, a criação de uma biblioteca falada sem que seja necessário que uma pessoa leia e grave todos os textos. O funcionamento do Text to File é semelhante; a diferença é que o áudio é gerado a partir de páginas copiadas por um scanner comum.

"Existem programas parecidos, mas, de tão artificial, a voz chega a ser cansativa. Esses três programas, além de terem uma voz muito bonita, são bem mais em conta do que os que existem atualmente", afirma o advogado deficiente visual André Rogério Graça, 27, que testou os novos produtos. Nos três lançamentos, a voz é feminina. A versão com voz masculina deve chegar em setembro.

Os programas foram desenvolvidos pela empresa de telecomunicações européia Telecom Italia e Voice Systems (empresa de sistemas para deficientes visuais) e adaptados para o português pela Itália Nova Editora em parceria com as ONGs Laramara e Dorina Norwil, ambas de assistência a deficientes visuais.

(Folha de S. Paulo – 01/04/04)

   
Falta de professores afeta educação de deficientes
Programa promove a inclusão social pela arte
Governo trata deficientes de forma desigual
Aprovada medida que cria programa para pessoas com deficiência
Instituição divulga trabalhos artísticos de deficientes
Projetos abrem caminhos para deficientes
Estilista desenvolve roupas especiais para pessoas com deficiência
Justiça manda retirar de escola cerca que separava portadores de deficiência