O Guia de Empregos tem um novo site (http://www.guiadeempregos.org.br).
Esta página é antiga e não recebe mais atualização. Acesse o novo Guia de Empregos e encontre vagas e notícias atualizadas diariamente.

           

 


Como conseguir uma bolsa de estudos em universidades particulares

Só no Estado de São Paulo, a inadimplência nas instituições privadas de ensino superior chega a 20%. Para amenizar o problema, muitas universidades já desenvolveram um sistema próprio de bolsas de estudo ou financiamento para os alunos que estão com dificuldade para pagar seus estudos.

Leia mais:
- Como conseguir uma bolsa de estudos nas universidades particulares
- Conheça os requisitos de algumas das principais universidades em SP
- Faculdades particulares criam financiamento próprio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como conseguir uma bolsa de estudos nas universidades particulares

A inadimplência média entre alunos do ensino superior particular atualmente é de 20% no Estado de São Paulo, segundo o Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo. Isso significa que dos 800 mil estudantes de instituições privadas, 160 mil são devedores.

Para amenizar o problema da inadimplência, muitas universidades paulistas já têm um setor próprio de bolsas ou financiamento. Dessa forma, o aluno não fica dependente apenas do Fies - Financiamento Estudantil mantido pelo Ministério da Educação para as instituições afiliadas ao sistema. O programa é financiado pela Caixa Econômica Federal e o aluno pode receber até 70% de descontos. Mas após concluir o curso, o estudante deve pagar as mensalidades referentes a bolsa.

Mesmo dentro das universidade privadas, dependendo da situação financeira, o aluno ganha algum desconto na mensalidade ou então recebe um financiamento que em geral deve começar a ser pago quando o curso terminar.

Outra forma de bolsa oferecida também é a prestação de serviços do aluno para a universidade, como trabalhar em algum setor dentro do campus. Filhos de professores ou funcionários também ganham bolsas, que podem chegar a cobrir o valor integral da mensalidade. Algumas oferecem outros tipo de financiamento ou desconto, basta o aluno se informar no setor responsável.

Para Ricardo de Carvalho, estudante do 2° ano de Ciência da Computação na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (SP), o pedido de bolsa na universidade foi um tanto confuso. Depois de preencher o formulário de requisição de bolsa, Carvalho ficou aguardando durante dois meses para obter a resposta. "Quando voltei para perguntar o que tinha acontecido, fui informado que meu nome estava na lista de espera. Eu nem sabia dessa lista", conta.

Mais informações sobre o Fies podem ser obtidas no site do Ministério da Educação: www.mec.gov.br.

Dúvidas sobre bolsas de estudo em geral podem ser tiradas no site do Universia Brasil (www.universiabrasil.com.br), que recentemente lançou um espaço exclusivo para atendimento de alunos.

Outras informações: Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo

(Ana Paula Fonseca, Grasiela Cardoso e Bianca Justiniano - 26/05/03)

 

Conheça os requisitos de algumas das principais universidades em SP

FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado)

Tipos de bolsas:

- Bolsa Financeiro: é feita uma análise sócio-econômica da família, de acordo com a documentação apresentada. A concessão de bolsa é de 5% a 40%, conforme a carência.

- Bolsa Setorial: diferentes setores da FAAP solicitam à Central de Bolsas de Estudo alunos interessados em estagiar dentro da própria faculdade. É possível conseguir bolsas de até 70% do valor da mensalidade.

- Bolsa Monitoria: os professores indicam os melhores alunos para serem monitores da sua disciplina e de acordo com a carga horária podem conseguir até 70% do valor da mensalidade.

Nesses três tipos mencionados acima, os pré-requisitos são os mesmo: estar cursando a FAAP há pelo menos um ano, não estar reprovado, nem ter nenhuma dependência no semestre anterior.

Outros tipos de bolsas de estudo:

- Bolsas para funcionários, professores e dependentes: o aluno tem direito a uma bolsa integral durante a vigência do contrato de trabalho e não pode ser reprovado.

- Bolsa Prêmio: a faculdade incentiva os alunos a participar de um concurso, em que os trabalhos apresentados são premiados pela ordem de classificação.

Mais informações: www.faap.br

ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

- Bolsa Social: para alunos carentes, é feita uma avaliação sócio-financeira para a concessão da bolsa. Pré-Requisitos: estar cursando a partir do 3º semestre e não ter nenhuma dependência no semestre anterior. Está afiliada ao Fies.

Mais informações: www.espm.br

FASM (Faculdade Santa Marcelina)

- Bolsa Carência: é feita uma análise sócio-financeira. Pré Requisitos: histórico acadêmico do aluno.

Mais informações: www.fasm.br

Senac - SP

O Senac concede desconto de 20% para as pessoas que trabalham em empresas que contribuem para o Senac. A faculdade também têm o programa Fies, que concede até 70% de descontos na mensalidade.

Mais informações: www.sp.senac.br/descontos.htm

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP)

Tipos de bolsas:

- Bolsa Doação: oferecida para estudantes de baixa renda.

- Bolsa Restituível: o aluno pode receber descontos de 30% a 100%, mas ao terminar o curso deverá pagar as mensalidades em parcelas iguais à utilização da bolsa. Está afiliada ao Fies.

Mais informações: www.pucsp.br/bolsas.htm

Fundação Getúlio Vargas (FGV - SP)

A Fundação possui um Fundo de Bolsas, que financia até 80% do valor da mensalidade. Esta bolsa é destinada para alunos que necessitam de auxílio financeiro. No 5º ano de ingresso no curso, o aluno deverá reembolsar o Fundo de Bolsa.

Mais informações: www.fgv.br

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Os estudantes que desejam solicitar a concessão de bolsa de estudo, devem ter os seguintes requisitos:

- Ter cursado um ano no ensino fundamental ou médio ou um semestre na universidade
- Comprovar necessidade financeira
- Não ter débitos nos semestres anteriores
- Estar regularmente matriculado
- Preencher o formulário de solicitação de bolsa
- Entregar a documentação solicitada, no Departamento de Bolsas

Mais informações pelo telefone: (0xx11) 3236-8506 ou 3236-8358.

Universidade Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi oferece vários programas de bolsas, abaixo está a relação de bolsas.

- Programa de Bolsas de Estudo: oferece descontos de acordo com o curso, para alunos que não possuem condições financeiras.

- Convênio Empresas Públicas e Privadas: é uma bolsa parcial concedida aos ex-alunos e seus dependentes.

- Bolsa Universidade por Toda Vida: oferece descontos para alunos que possuem parentes estudando na universidade.

- Bolsa Coral: oferece descontos para alunos que atuam no Coral Cênico da Universidade.

- Bolsa Licenciatura: oferece descontos aos alunos do curso de Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Dança e Teatro.

- Bolsa Fatalidade: oferece desconto no caso de morte do responsável financeiro ou invalidez permanente.

- Bolsa Parentesco: é uma bolsa destinada aos alunos que moram em municípios que possuem convênio com a faculdade.

- Bolsa Atleta: concede descontos aos alunos que praticam esportes individuais ou coletivos representando a universidade.

Mais informações: www.anhembi.br

(Ana Paula Fonseca e Grasiela Cardoso - 26/05/03)