O Guia de Empregos tem um novo site (http://www.guiadeempregos.org.br).
Esta página é antiga e não recebe mais atualização. Acesse o novo Guia de Empregos e encontre vagas e notícias atualizadas diariamente.

   

 


BankBoston cria rede de encontros de terceiro setor

“Erradicação do Trabalho Infantil” foi o tema do primeiro encontro da série Elos Sociais, que aconteceu na semana passada, em São Paulo. O encontro foi o primeiro de uma série que a Fundação BankBoston promoverá e têm o objetivo de estimular o diálogo entre integrantes do terceiro setor.

“A intenção do Elos Sociais é criar um espaço onde possamos debater e colaborar com a disseminação de conceitos para o Terceiro Setor”, afirma Sonia Favaretto, da Fundação BankBoston. “Seria o momento de pessoas se encontrarem, trocarem idéias e se conhecerem por meio de seus interesses em comum”.

Participaram do primeiro encontro Renato Mendes, do Programa Internacional de Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC-OIT); Patrício Fuentes, do Unicef – Ceará e o presidente da Fundação BankBoston e vice-presidente do BankBoston, Marcelo Santos.

Os casos em destaque neste primeiro encontro foram o Programa de Enfrentamento do Trabalho Infanto-Juvenil Doméstico no Pará, apresentado por Celina Hamoy, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Emaús (CEDECA Emaús), e o Projeto Russas, por Sonia Favaretto, da Fundação BankBoston.

O projeto Russas partiu de uma parceria entre a Fundação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Prefeitura de Russas e o Unicef. Segundo Sonia, o projeto erradicou o trabalho infantil nas olarias da cidade cearense, levando 300 crianças novamente à escola. Ele foi viabilizado com a participação voluntária de funcionários do BankBoston.

“Nossa intenção é que todos os encontros sejam organizados dessa forma, com um especialista para falar sobre o tema proposto, um exemplo de programa que deu certo, um case da Fundação BankBoston e o lançamento de uma publicação”, contou. Segundo ela, os próximos encontros abordarão os seguintes temas: Arte-Educação, Diversidade e Intervenções Urbanas.

Neste primeiro evento aconteceu o lançamento de um livro sobre o Projeto Russas. Além disso, foi lançado também o CD Imposto Criança, que orienta a como destinar parte do imposto de renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Favaretto conta que a idéia inicial era realizar encontros bimestrais, no entanto, a Fundação decidiu não engessar as datas para que coincidam com o lançamento das publicações.

(Cassia Gisele Ribeiro – 03/05/04)

   
 Censo poderá mapear o Terceiro Setor em todo o Brasil
 Terceiro Setor torna-se competitivo
 Terceiro Setor ainda mais responsável
 Site Solidário beneficia ONGs por meio da inclusão digital
 Mobilização voluntária aumenta ganhos nas empresas
 Vencedores do Prêmio Valor Social recebem homenagem
 "Captador de recursos deve ver doação como investimento", diz palestrante
 Jovens viram "sombras" de executivos
 Ética é pré-requisito para investidores de fundo de pensão
 Cresce participação de homens em atividades voluntárias
 Da qualificação profissional às cooperativas
 FGV cria índice nacional para medir a ética das empresas
 Parceria abre portas para "trainee social"