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FGV cria índice nacional para medir a ética das empresas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou o índice Grau de Reputação (GR), projeto que irá mensurar, no Brasil e na América Latina, práticas éticas nas empresas. A mensuração do índice será composta pela análise da percepção que o público tenha de atributos como responsabilidades social e ambiental, ética na condução dos negócios, respeito ao consumidor, diversidade na equipe e respeito na contratação e administração de funcionários.

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FGV cria índice nacional para medir a ética das empresas

Dois anos após os escândalos contábeis que levaram gigantes americanas como Enron e WorldCom à falência, o debate sobre ética, no Brasil, começa a resultar em práticas que tendem a influir nos negócios.

Exemplo disso é o lançamento do índice Grau de Reputação (GR), projeto que irá mensurar, no Brasil e na América Latina, práticas éticas nas empresas.

A iniciativa é da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp-FGV), em parceria com a consultoria Gecko Socioambiental e o Instituto Omni.

O índice nacional será apresentado integralmente ao mercado no segundo semestre deste ano, mas na próxima quinta-feira, 17/07, os idealizadores da metodologia aproveitam o segundo dia do VI Congresso Latino-Americano de Ética, Negócios e Economia, que ocorre na Eaesp, em São Paulo, para mostrar uma versão especial do produto, vendida somente às empresas.

Rogéria Taragno, diretora da Gecko, explicou que a composição do índice se dará pela análise da percepção que o público tenha de atributos como responsabilidade social, ambiental, ética na condução dos negócios, respeito ao consumidor, diversidade na equipe e respeito na contratação e administração de funcionários.

De acordo com a professora Cecilia Arruda, coordenadora do Centro de Estudos de Ética nas Organizações (GVcene) da Eaesp, transparência é uma exigência do público e dos acionistas. "Nossa idéia é ajudar o investidor a não olhar somente a questão financeira," disse. "A imagem e reputação podem segurar um período de vermelho de uma empresa."

Estudo da consultoria americana Mckinsey apurou que os investidores ativos se dispõem a pagar, em média, 24% a mais por participações em empresas brasileiras com boa governança. "O valor que algumas consultorias dão é apenas financeiro. Referem-se apenas ao que irá deixar de perder se não aplicar princípios de governança corporativa", comentou Cecília, ao explicar o diferencial do novo índice.

(O Estado de S. Paulo – 16/07/03)

   
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