O Guia de Empregos tem um novo site (http://www.guiadeempregos.org.br).
Esta página é antiga e não recebe mais atualização. Acesse o novo Guia de Empregos e encontre vagas e notícias atualizadas diariamente.

   

 


Da qualificação profissional às cooperativas

Com o objetivo de formar jovens empreendedores, a organização não-governamental Visão Mundial desenvolve projetos de qualificação de estudantes com idade entre 14 e 17 anos. Depois de participar do programa, parte dos jovens cria uma cooperativa de trabalho colocando em prática aquilo que aprenderam e aperfeiçoando suas técnicas.

O primeiro e principal projeto na área é o Programa Vida e Turismo, que, com o apoio do Ministério da Justiça, capacita e auxilia a entrada desses adolescentes no mercado de turismo. O projeto teve início em 1999, em Pernambuco.

Após a passagem pelo Vida e Turismo, alguns dos participantes são encaminhados para a Cooperatur, uma cooperativa formada por jovens que oferece serviços na área. Enquanto colocam em prática o que aprenderam, os jovens se aperfeiçoam em áreas relacionadas ao turismo (hotelaria, recreação, turismo ecológico, guia de turismo, idiomas) e realizam um trabalho profissional junto às empresas de turismo da região.

Em um sistema de "franquia social", a Cooperatur cresceu e já tem uma filial na região de Salvador (BA) onde também é aplicado o Programa Vida e Turismo. Segundo João Elder Diniz, gerente de desenvolvimento econômico da Visão Mundial, muitos dos participantes já pagam suas faculdades na área com o dinheiro que arrecadam na cooperativa.

Para Diniz, há uma evolução positiva na preocupação do governo em inserir os jovens no mercado de trabalho com iniciativas como o Programa Primeiro Emprego. No entanto, o gerente destaca que ainda não há um método eficaz que una qualificação e recolocação nesses programas.

"Os programas de qualificação capacitam o jovem para que ele se torne um empregado, e não um empreendedor. Além disso, o jovem participa dos cursos e depois não sabe o que fazer com o que aprendeu", destaca. "Já o Programa Primeiro Emprego sofre com a resistência das empresas, que temem contratar jovens desqualificados", afirma João Elder.

Há outras cooperativas formadas por participantes da Visão Mundial. Em Alagoas, jovens do Projeto Okyra, que tem como foco a importância da reciclagem, , montaram uma cooperativa de produção de cartões, folders e pastas produzidas com material reciclado. Diniz conta que o material é exportado para diversos países da Europa. Há também outra cooperativa, que produz materiais feitos com madeira. Os produtos foram exportados para 400 lojas dos Estados Unidos.

Os jovens saem das cooperativas quando atingem 21 anos. No entanto, João Elder afirma que a grande maioria sai para fazer estágios em empresas parceiras. Isso acontece especialmente com os meninos da área de Turismo, que vão trabalhar nos hotéis e nas empresas da região.

(Cássia Gisele Ribeiro - 22/08/03)

   
 FGV cria índice nacional para medir a ética das empresas
 Parceria abre portas para "trainee social"
 Terceiro setor abre novas frentes de trabalho
 Bovespa pretende atrair recursos para ações sociais
 "Não existe carreira profissional no Terceiro Setor", adverte especialista
 Novo site AjudaBrasil procura incentivar o trabalho voluntário
 Projeto Formatos prepara gestor para organizações sociais de SP
 Filão da responsabilidade social ganha espaço no mercado de fundos
 Cooperativas e designers inovam na criação de objetos
 Terceiro setor tentará manter os benefícios fiscais após reformas
 Transparência é desafio para empresas investirem no social  
 Entidades abrem inscrições para financiar projetos sociais
 ONG reabre creche para 300 crianças
 Captar dinheiro para ONGs vira cargo promissor
 Entidades criam bolsa de ações responsáveis
 Ethos lança no Brasil mapa dos ganhos com responsabilidade social
 ONG britânica irá aplicar exames profissionais no Brasil
 Empresários adotam a franquia social
 Nova lei tributária onera o terceiro setor brasileiro
 ONG internacional premia trabalho ecológico do Rio Paraíba do Sul