|
||||||||||||
|
Dieta rica em fibras é eficiente no combate ao colesterol Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e amêndoas pode reduzir os níveis de colesterol e conseqüentemente diminuir o risco de doenças cardíacas de forma tão eficaz quanto a moderna terapia de drogas, revelam resultados de um novo estudo. Mas a dieta contém três a quatro vezes mais fibras -- a maioria de verduras -- do que a dieta tradicional ocidental e pode ser difícil de ser seguida. "Uma porcentagem significativa de adultos no mundo ocidental são candidatos a usar drogas para reduzir os níveis de colesterol", de acordo com o principal autor do estudo, David J. A. Jenkins, da Universidade de Toronto, no Canadá. "Possivelmente, uma melhor dieta futura, nutricionalmente e ambientalmente, é retroceder nossos passos à dieta original do ser humano e incorporar mais alimentos vegetais nas atuais dietas", disse Jenkins em um comunicado. Os pesquisadores analisaram os efeitos de três dietas em dez pessoas saudáveis. Cada pessoa seguiu uma dieta vegetariana rica em frutas, verduras, legumes e amêndoas contendo 100 gramas de fibras; uma dieta rica em cereais e legumes, contendo 40 gramas de fibras; e uma dieta pobre em gordura com 25 gramas de fibras, por duas semanas. Após somente uma semana, pessoas que estavam na dieta rica em fibras reduziram os níveis de colesterol total em cerca de 20% e diminuíram o LDL (o colesterol "ruim") em cerca de 30%. (Reuters) |
|
||||||||||