| ||||||||||||
|
A inclusão da banana, uma fruta rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e, principalmente dos idosos, está sendo recomendada pelos especialistas, depois que estudos acentuaram a importância do mineral para a função muscular adequada, inclusive o coração. Uma banana média - daquelas conhecidas como banana prata - com aproximadamente 115 gramas, fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de cem calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia. Por essas razões, a banana é um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural. Mas a preferência dos atletas tem também uma outra razão: as cãibras, dolorosas contrações espasmódicas dos músculos. Segundo o dr. João Olyntho, do Comitê Olímpico Brasileiro, a banana - por ter grandes quantidades de potássio - alivia as cãibras e seu uso contínuo é muito recomendado aos esportistas de todas as áreas. De acordo com os especialistas, a composição da dieta do brasileiro piorou na última década. De 1988 para cá, o consumo de gorduras aumentou, enquanto o de verduras e frutas ficou estável ou diminuiu conxideravelmente em diversas regiões do país. "A maioria das pessoas, incluindo os idosos, não tem muita vontade de comer esses alimentos", disse a nutricionista Ileana Mourão Kazapi, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Os pacientes que usam diuréticos para combater a pressão alta geralmente são aconselhados a comer de duas ou três bananas por dia, para ajudar a repor o potássio eliminado na urina. Em termos de fruta como fonte de potássio, a banana só é superada pelo abacate, que tem o inconveniente de ser rico em gordura. Rótulos informarão
benefícios "Dietas contendo alimentos que representam boas fontes de potássio e pobres em sódio podem reduzir os riscos relacionados à pressão sangüínea e de derrame," dirá o rótulo dos produtos nos Estados Unidos. "Agora podemos confirmar que há uma correlação direta de saúde entre o consumo de banana, e ingestão de potássio e pressão sangüínea baixa," declarou Tim Debus, vice-presidente da International Banana Association. Um estudo endossado pela Sociedade Americana de Hipertensão comparou os efeitos anti-hipertensivos de uma dieta com redução de sódio e outra denominada DASH, Dietary Approaches to Stop Hypertension, baixa em gorduras e rica em frutas, vegetais, fibras e minerais, como cálcio, potássio e magnésio. O segredo para ter uma pressão estabilizada não é somente limitar o sal, concluiu o médico. Segundo ele, na reunião da sociedade, no ano passado, uma das novidades apresentadas foi a importância do consumo de potássio. "Esse sal mineral protege contra o aumento da pressão e acidente vascular cerebral", afirmou Carlos Galarza, da Unidade de Hipertensão Arterial do Hospital Italiano de Buenos Aires e co-diretor do curso da Universidade de Buenos Aires sobre hipertensão arterial e doenças de risco cardiovascular. (Jornal de Brasília) |
| ||||||||||