|
||||||||||||
|
Vitamina D pode ajudar pacientes com esclerose múltipla Tomar suplementos de vitamina D pode influenciar positivamente o sistema imunológico de pacientes com esclerose múltipla (MS), de acordo com pesquisadores. A maioria dos pacientes com MS tem uma vida normal, mas a doença, que faz com que o sistema imunológico ataque as próprias células do corpo, causa alterações na visão e fraqueza muscular. A MS pode progredir regularmente ou ataques agudos podem ser acompanhados de uma remissão temporária dos sintomas. "A condição de vitamina D afeta as substâncias químicas que modulam o sistema imunológico chamadas citocinas e essas alterações podem beneficiar pacientes com MS", disse a coordenadora do estudo, Margherita Cantorna, da Universidade Estadual da Pensilvânia, em University Park, à Reuters Health. Os cientistas tiraram suas conclusões após analisar amostras de dez pacientes com MS que tomaram um suplemento de 25 microgramas de vitamina D diariamente por seis meses. Os pacientes apresentaram maiores níveis de vitamina D no sangue, assim como uma alteração nos níveis de citocina. "Embora o projeto esteja em desenvolvimento, os resultados sugerem que a suplementação de vitamina D por seis meses afeta o perfil da citocina dos pacientes com MS", explicaram os pesquisadores durante a conferência de Biologia Experimental de 2001 em Orlando, Flórida, na semana passada. (Reuters) |
|
||||||||||