|
||||||||||||
|
O cobre é vital para o corpo produzir energia, metabolizar o ferro ou desintoxicar os radicais livres, segundo especialistas. E, como pode ser absorvido pela pele, há uma série de adornos do metal anunciados como benéficos à saúde. Mas os médicos alertam: o melhor é uma dieta mais rica. Um dos metais mais comuns e usado desde a antigüidade como remédio, o cobre é reconhecidamente estimulante da saúde cardiovascular, promovendo o desenvolvimento de vasos sangüíneos, assim como de neuropeptídeos que controlam as contrações musculares e de colágeno que dá elasticidade à pele. "O cobre é um micronutriente essencial nas reações bioquímicas vitais dentro das células," afirmou Dennis J, Thiele, da University of Michigan Medical School, autor da pesquisa divulgada este mês. A pesquisa revelou que, quando há falta de uma proteína que acompanha o metal recém-descoberta, os resultados são desastrosos no desenvolvimento embrionário dos órgãos e das células. Outros estudos sugerem que a deficiência de cobre pode resultar em problemas com tecido conectivo e juntas, em doenças como artrite. Absorvido pela
pele "Usando cobre, pode-se absorvê-lo através do processo transdermal e vai direto ao sistema circulatório no ponto que se precisa," disse Steve Wherry, proprietário de Carrots Copper, de Boulder, Colorado. Seus clientes são atletas e pessoas que buscam remédios seguros, não-invasivos e sem efeitos colaterias. Carl Keen, professor de nutrição e diabetes da Universidade da Califórnia, disse que é razoável especular que a deficiência do cobre contribui para a artrite reumatóide por causa do modo como o cobre atua com duas enzimas fundamentais para o tecido humano. Uma das enzimas, lysyl oxidase, é um coagente com o cobre que ajuda a formar o tecido conectivo. A outra, superoxide dismutase, reduz a inflamação e neutraliza os radicais livres, que pode contribuir na lesão dos tecidos. "Baixa atividade de lysyl oxidase pode contribuir para o dano oxidativo que ocorre em volta das juntas e pode levar à artrite reumatóide," disse, ressaltando que essa era a única possibilidade. Mais pesquisas Apesar da atração exercida pelos adornos de cobre em várias gerações de diferentes civilizações, os médicos dizem que há necessidade de mais pesquisas sobre o assunto e não recomendam o uso de pulseiras e colares, nem mesmo um suplemento diário. O consumo diário desse metal é abaixo do recomendado. Nos Estados Unidos, a dose considerada ideal para adultos é 2 miligramas de cobre, mas em média a ingestão diária é de apenas 1 a 1,2 miligramas. Os especialistas recomendam a adoção de uma dieta mais rica em cobre, encontrado em alimentos comuns, tais como frutos do mar, nozes, vinho tinto e chocolate. (CNN) |
|
||||||||||