|
||||||||||||
|
Várias xícaras de chá preto ao dia podem reduzir a formação de placa de tártaro e a cárie dentária. Ë o que revela pesquisa da Associação Norte-americana dos Comerciantes de Chá. Segundo o estudo, a infusão de chá preto pode inibir ou suprimir o crescimento de bactérias que promovem as cáries e afeta sua capacidade de atacar a superfície do dente. Uma substância específica do chá preto, chamada polifenol, mata a bactéria causadora da cárie ou a impede de se desenvolver ou produzir ácido. O chá, de acordo com a pesquisa, também afeta as enzimas das bactérias e previnem a formação de matérias aderentes que colam a placa no dente. Estudo semelhante feito na Universidade de Goeteborg, na Suécia, com os participantes enxaguando por um minuto 10 vezes ao dia, mostrou resultados parecidos. Ambos os estudos revelaram que quanto mais se enxágua, mais caem os níveis de placa bacteriana. Entretanto a pesquisadora Christine Wu, professora de Periodontia da Universidade de Illinois alerta que, para ajudar a prevenir cáries, o chá tem de ser "preto" de verdade, sem adição de açúcar, leite, mel ou qualquer outra coisa. Além disso, advertiram que beber chá não substitui, de modo algum, a higiene oral tradicional.
|
|
||||||||||