a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
fortaleza
8.Abril.2017

Fortaleza de Morro de São Paulo será museu

da Bahia, com a bela vista a partir da ponta noroeste da Ilha de Tinharé. A Fortaleza de Morro de São Paulo, um dos principais pontos turísticos de quem visita o balneário, está em fase final da restauração. A expectativa da entrega é neste semestre.

Após concluídas as obras, o espaço será transformado no Museu de Território do Forte de Morro de São Paulo. Depois de um longo tempo fechado, quem passar pela ilha já pode perceber a estrutura física do monumento, quase pronta.

A restauração inclui a Portaló, o Corpo da Guarda, o Forte da Ponta e o caminho ao longo da muralha. O Museu será aberto ao público e terá como objetivo valorizar a história de ocupação do lugar. Peças como canhões, balas e achados arqueológicos ficarão expostos.

A estrutura ainda vai ganhar um anfiteatro, área para eventos e uma cafeteria. “Fortaleza é uma obra significativa para Cairu. A obra permitirá que a população local e os turistas conheçam um pouco mais da participação da cidade na história do Brasil Colônia”.

“Além disso, incrementará a atividade turística gerando emprego e renda para o município”, afirma o prefeito de Cairu, Fernando Brito. O projeto é capitaneado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides) com R$ R$ 9.332.255 do BNDES.

História

A fortificação atual (Forte Novo) é obra de Dom Vasco Fernandes César de Meneses (1720-1735). Durante uma visita oficial, o vice-rei do Brasil, Vasco Fernandes César de Meneses, escreveu ao Rei recomendando que a obra fosse executada.

“Segundo se mostra da planta que remete desenhada pelo mestre de campo engenheiro Miguel Pereira da Costa, e do que informa Manuel de Azevedo ser muito necessária a obra de fortificação do morro, que Vossa majestade haja por bem mandar que esta se faça da maneira que se insinua”.