a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
professores
19.Agosto.2017

Estado abrirá concurso para professores

- mais exatamente 2.796, além de 664 coordenadores pedagógicos. O anúncio foi feito depois de uma negociação com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB). As vagas serão distribuídas por 365 cidades.

O Governo do Estado também aumentou para 70% o percentual de gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) de todos os diretores escolares. Ainda foi autorizada a ampliação da jornada de trabalho para quem trabalha 20h semanais e deseja passar para 40h, recebendo o dobro.

O concurso será publicado em, no máximo, 60 dias. Haverá uma nova reunião com a APLB na segunda quinzena de setembro para debater o resto da pauta, com reajustes salariais, tanto dos aposentados, quanto dos professores da ativa.

Os concursos para os educadores e o aumento de carga horária têm o objetivo de suprir a vacância deixada pelo grande volume de aposentadorias e garantir a prestação dos serviços da rede pública de ensino, composta por 1.297 unidades escolares.

Impacto econômico

A abertura dos certames e a concessão de aumento de carga horária remunerada foram possíveis em função de o Estado ter saído do limite prudencial do gasto com pessoal, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

As 2.796 vagas para professores do ensino médio e fundamental vão gerar um impacto de R$ 117,6 milhões a partir de janeiro. As vagas serão para professores com carga de 40 horas semanais. Já com as 664 vagas de coordenadores, o Governo gastará R$ 29,4 milhões em 2018.

O Governo vai abrir processo para a ampliação de carga horária de 816 professores do ensino fundamental e médio. O acréscimo dos gastos com ampliação da carga horária será de 29,4 milhões no exercício de 2018.



 

terreno na bahia