a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
itabuna
12.Agosto.2017

Itabuna não tem investido em obras

e serviços básicos essenciais, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que mostra que Itabuna está entre os municípios que mais têm reduzido investimentos em obras e serviços voltados para a melhoria da qualidade de vida da população.

Entre 2006 e 2016, a nota do município variou entre A e D, que é a pior. De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), na Bahia, Itabuna era o 60º município entre os 409 pesquisados em 2006, no item investimento público. No ano passado, caiu para a 267ª posição.

Os investimentos caíram quase pela metade de 2006 para 2007, quando Itabuna recebeu nota menor que 0,4 décimos, considerada em situação crítica. O melhor desempenho neste indicativo aconteceu em 2010.

Naquele ano o município ficou na 25ª colocação no índice IFGF, com nota A, uma pontuação acima de 0,9 décimos, numa escala de zero a 1. Nos anos seguintes, o município passou a só perder investimentos, ficando sempre abaixo de 0,4.

Más gestões

A Firjam explica que os resultados ruins são gerados por má gestão pública e baixa capacidade de geração de receitas próprias. Outro fator que reduz o poder de investimento é o aumento dos gastos com a folha de pessoal, uma “epidemia” em Itabuna e Ilhéus.

Na Bahia, os municípios com melhores índices de investimentos em 2016 foram Sítio do Mato, São Félix do Caribe, Lapão e Casa Nova, com notas máximas. Esses municípios também são os primeiros colocados no ranking nacional da Firjan.

Na outra ponta, Almadina, Ibiquera e Inhambupe tinham nota 0,3 e o pior, Itapebi, no extremo sul, menos de 0,1. Municípios como Uruçuca, Itapitanga, Ipiaú, Floresta Azul, Buerarema, Jussari, Itacaré, Itajuípe, Iguaí, Barro Preto, Coaraci, Santa Cruz da Vitória não informaram os dados.



 

terreno na bahia