a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
ilheus
12.Agosto.2017

Ilhéus é pior que Itabuna em investimento

na estrutura e serviços essenciais para a população. O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) indica que Ilhéus possui um dos piores desempenhos com relação a investimentos públicos. Os dados foram divulgados no dia 10 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

O levantamento traz dados sobre Investimentos, Receita Própria, Gastos com Pessoal, Liquidez e Custo da Dívida, porém o indicativo mais crítico para o município é o grau de verbas aplicadas em obras, serviços e na estrutura da cidade.

Segundo a Firjan, entre 2006 e 2016 Ilhéus, por dois períodos consecutivos, teve investimentos com nota abaixo de 0,2 (de zero a 1). Pelo estudo, qualquer nota abaixo de 0,4 coloca o município na categoria de situação crítica.

Ilhéus teve um dos piores resultados em 2006, quando ficou com nota 0,1, ou seja, perto de zero investimento em obras e serviços para a população. Naquele ano, Ilhéus ficou na 376º colocação entre 409 municípios baianos que tiveram suas contas analisadas.

Ladeira abaixo

Em 2007, o indicador investimento seguiu abaixo de 0,2. Houve uma pequena evolução em 2008, quando a nota foi superior a 0,2. A pesquisa mostra que, assim como Itabuna, Ilhéus teve seu melhor desempenho em 2010, com conceito A.

Esta é a pontuação máxima e foi conseguida porque o município ficou com nota superior a 0,8. O levantamento não traz os dados sobre 2011 porque o município não enviou as informações para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Os investimentos voltaram a cair em 2012, ficando abaixo de 0,4 e no ano passado Ilhéus ficou com uma péssima nota 0,3 nesse indicador. O Índice Firjan de Gestão Fiscal 2017 (com dados de 2016) avaliou a situação fiscal de 4.544 municípios. Com dados do blog Pimenta.



 

terreno na bahia