a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
danilo
19.Agosto.2017

Dono da D9 terá que usar tornozeleira

- isso quando for preso, porque ainda está foragido e, provavelmente, fora do país. Os acusados de montar duas pirâmides financeiras que movimentaram cerca de R$ 2 bilhões no Brasil e até em outros países, Danilo Santana (D9, na foto) e Isaac Albuquerque (Tips) são acusados de fraude.

Segundo as investigações, eles podem ter lucrado mais de R$ 200 milhões com o esquema, que foi criado em Itabuna, onde várias vítimas do golpe já prestaram queixa na Polícia Civil. Os bens da dupla já estão bloqueados pela Justiça.

Nesta semana ela mandou confiscar os passaportes e monitorar os acusados com tornozeleiras eletrônicas. O problema é que a Polícia Civil já tinha pedido a prisão preventiva de Danilo e Isaac, mas os dois continuam foragidos.

Olho grande

A dupla prometia às vítimas, que também são culpadas por achar que se pode ganhar dinheiro fácil sem trabalhar, lucro de até 30% sobre o que aplicassem. A promessa, obviamente irreal, era ganhar dinheiro com apostas em jogos de futebol. Mas tudo girava em trazer mais adeptos para a rede.

Como todo criador de pirâmides faz, Danilo e Isaac ostentavam carrões, apartamentos de luxo e outros bens de alto valor para impressionar “os bestas”. As vítimas acreditavam que teriam o mesmo sem esforço algum, investiam tudo e monitoravam por uma conta virtual.

O dinheiro virtual entrava nas contas todo mês, dando a ilusão de lucro mas, ao tentar sacar o dinheiro, descobriram que era impossível. Os investimentos abasteceram os donos da pirâmide e, quando ninguém mais quis aderir, a pirâmide ruiu, deixando o prejuízo para os “investidores”.

Como funciona

Neste tipo de fraude, o dinheiro de quem acabou de investir paga o lucro de quem está acima. Para este investidor receber algum lucro, é preciso atrair novos trouxas abaixo dele. Quando as adesões diminuem, os donos pagam a parte deles e o resto fica sem receber.

Quem se ilude porque nos primeiros meses recebeu o lucro prometido, “cai na real” em pouco tempo, porque as pirâmides financeiras sempre desabam antes que a pessoa tire o que colocou como investimento inicial. Assim, só quem tem lucro são os criadores da fraude.

O que mais impressiona os investigadores é que pessoas que já foram vítimas de outras pirâmides, como a Telexfree e BBom, também entraram na D9 e na Tips achando que “desta vez é diferente”. Não, não é. O golpe é sempre o mesmo.



 

terreno na bahia