a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
doacao de sangue
2.Dezembro.2017

Ajude a salvar vidas no verão doando sangue

para ajudar a manter os estoques dos hospitais do sul da Bahia. Se você tiver entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50kg e estiver em boas condições de saúde, está qualificado para ser doador de sangue. Mas a gente sabe que o medo de agulha e alguns mitos afastam as pessoas. Vamos a eles...

Um mito é o de que mulheres não pode doar durante a menstruação. Camila Bezerra, chefe de triagem do Hemocentro de Brasília, explica que as mulheres podem sim doar no período menstrual. “Basta estar se sentindo bem e sem cólicas, porque a dor piora durante a retirada”.

“No período menstrual, a pessoa perde cerca de 300ml de sangue, por isso mulheres têm intervalos maiores de doação. No dia da doação, ela tem de se alimentar bem e se hidratar bastante, mas não deve ir sentindo cólica ou dor”.

Sem obrigação

Não existe a obrigação de virar doador frequente. Caso decida, deve respeitar o limite anual de até 3 doações por ano para mulheres e 4 a cada dois meses para homens. Isso porque o volume de plasma é reposto em 24 horas e o dos glóbulos vermelhos em quatro semanas.

A reposição do estoque de ferro em homens demora 8 semanas, e em mulheres, 12. Por isso há este intervalo entre as doações. Após fazer piercing, tatuagem, maquiagem definitiva, como a das sobrancelha e outras, a pessoa deve esperar um ano até a próxima doação.

São retirados 450 ml de sangue em cada doação. Quem faz atividades físicas deve pausar 12 horas antes e 12 depois. Não é preciso estar em jejum para doar sangue. Ao contrário, a pessoa deve estar bem alimentada e descansada, tendo dormido no mínimo 6 horas.

Bem alimentado

“No dia tem que ir alimentado, pode beber muito suco, café. Pedimos que não tome leite, derivados ou alimentos gordurosos. Geleia e biscoitos estão liberados. Depois da doação, a pessoa recebe um lanche”, lembra Camila.

Quem teve dengue ou chikungunya deve esperar um mês até a doação. Já aqueles que tiveram dengue hemorrágica têm que esperar 6 meses. Como o zika é transmissível por relações sexuais, caso o parceiro seja contaminado, o doador deve esperar três meses.

Mediante permissão obrigatória dos pais ou responsáveis, jovens a partir dos 16 anos que estejam aptos à doação já podem contribuir. No caso de idosos, é permitida a doação caso ele tenha doado a primeira vez antes dos 60 anos.



 

terreno na bahia