a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
fortaleza
16.Dezembro.2017

Fortaleza do Morro de São Paulo será entregue

reformada com um modelo de gestão inovador e reforma geral. Um dos mais importantes monumentos militares do Brasil, a Fortaleza do Morro de São Paulo, no município de Cairu (BA), será reinaugurada em janeiro como espaço aberto à sociedade e ao turismo.

Ela conta com locais para exposição, espetáculos teatrais e eventos. Após uma extensa obra de restauro, supervisionada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a edificação conta com um Plano de Gestão Participativo.

O complexo, cujo projeto é atribuído ao engenheiro militar português Miguel Pereira da Costa, é composto por 600 metros de muralhas e ruínas da construção original e passou por um intenso trabalho de recuperação, restauração e revitalização.

Para implementar o uso sustentável do espaço, o projeto incluiu a criação de um Comitê de Governança, envolvendo a sociedade, órgãos públicos como o Iphan, secretarias do Estado e de Cairu e Sebrae, entre outros. O objetivo é gestão integrada contínua do monumento.

A fortaleza

O monumento é um sistema fortificado tombado pelo Iphan em 1938, pelo seu relevante interesse arquitetônico e histórico. Por sua posição geográfica estratégica, o local já existia na época da invasão holandesa e, tempos depois, teve importância na Independência do Brasil.

O local concentra parte da rica história da Marinha Imperial do Brasil. As obras de restauro foram executadas em duas etapas, dada a complexidade das intervenções. A primeira foi de intervenção nas muralhas, cujo estado de conservação oferecia risco de perda de trechos.

A segunda contemplou a intervenção no restante do monumento, como o Portaló, o Corpo da Guarda, o Forte da Ponta e o caminho ao longo da muralha. A intenção é valorizar o passado da região, por meio de um espaço de educação patrimonial e histórica.

O espaço será usado para exposição e venda de produtos típicos, impulsionando a economia local de artesanato e culinária. Ao ar livre haverá um anfiteatro desmontável, para o calendário de eventos. E haverá um núcleo receptivo turístico logo na entrada.



 

terreno na bahia