a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
uesc
2.Dezembro.2017

Uesc é segunda melhor universidade da Bahia

e tem cursos nota 4 nas avaliações de 2016, divulgadas nesta semana. A Universidade Estadual de Santa Cruz é a segunda no Estado nos dois indicadores de qualidade do ensino superior 2016, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação.

O primeiro lugar é da Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal do Sul da Bahia não aparece na relação de 11 universidades baianas que foram avaliadas em relação ao Índice Geral de Cursos (IGC). A Ufba teve a nota mais alta, 3,6627.

Já a Uesc alcançou 3,2309 pontos e a Universidade Federal do Oeste Baiano, 3,0714. A Universidade Salvador (Unifacs) foi a instituição privada mais bem colocada, com 2,6529. A outra particular da lista, a UCSal, ficou em último entre todas as avaliadas, com 2,2324.

O IGC é calculado com base na média de três conceitos no último triênio, Conceito Preliminar de Curso, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e conceito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Bons cursos

No ano passado foram avaliados os bacharelados nas áreas de saúde, ciências agrárias e os cursos tecnológicos relacionados às áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. Esse universo tem 18 áreas de avaliação, 4.300 cursos e 195.757 participantes.

A avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia a qualidade de bacharelado e graduação tecnológica, leva em conta os professores, o desempenho dos formandos no Enade, o que a graduação agregou ao aluno e a opinião dos estudantes sobre o curso.

As notas variam entre 1 e 5. Na Bahia, apenas dois cursos dos 221 avaliados atingiram a nota máxima (5) no em 2016. Na Uesc foram avaliados os cursos de Medicina Veterinária com (4), Medicina (4), Agronomia( 4), Biomedicina (4) e Enfermagem (3).



 

terreno na bahia