a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
bebe
11.Fevereiro.2017

Os bebês não podem usar protetor solar

segundo a dermatologista Livia Pino, que dá uma série de dicas a pais e responsáveis sobre os riscos de alergia e exposição ao sol inadequada. Calcula-se que 70% das radiações que vão causar câncer de pele na vida foram recebidas na infância.

No início deste ano circulou nas redes sociais e sites a história de um bebê australiano de três meses que teve uma alergia grave após sua mãe usar um protetor solar, supostamente destinado ao uso infantil e utilizando desenho animado famoso na divulgação.

A criança acabou ficando internada por duas noites em um hospital de Queensland, na Austrália, com queimaduras e vermelhidões em toda pele, mesmo não tendo sido exposta ao sol. Livia Pino alerta que este episódio não é tão raro quanto parece.

“O uso de protetor solar é importante para crianças e adultos, mas é fundamental que os pais e responsáveis observam a indicação adequada. Nós dermatologista só recomendamos o uso de protetor solar a partir dos 6 meses. Antes disso, apenas roupas, chapéu e outras formas de proteção física”.

“Evite a exposição solar excessiva, saia com seu bebê ao sol apenas nos horários recomendados e consulte o dermatologista”, orienta a médica.

Benefícios

Ao mesmo tempo que é perigosa, a exposição ao sol é também benéfica e a diferença entre o bem e o mal está na dose certa e no horário. Nos primeiros banhos de sol, a duração deve ser de 2 minutos, suficientes para que o bebê sintetize vitamina D e previna o raquitismo.

Aos poucos, a partir do sexto mês, o tempo de exposição pode ser aumentado entre 10 e 20 minutos por dia. Nessa fase, deve-se expor a criança ao sol apenas nas pernas e nos braços. Crianças com mais de 3 anos e adultos podem ficar mais tempo expostos.

“Mas nada acima dos 30 minutos sob o sol quente. O ideal é intercalar sol e sombra. E o horário deve ser respeitado: antes das 10h e após 16h. “Queimaduras solares na infância estão relacionadas com o desenvolvimento de câncer de pele na vida adulta”.

“A pele do bebê é muito delicada e mais sujeita a alergias. Porém devemos lembrar que qualquer pessoa está sujeita a desenvolver reação a qualquer produto”, destaca Livia. “É por isso que só se recomenda levar a criança à praia após os 12 meses de vida”.