a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
gatos
18.Fevereiro.2017

Sexta 17 foi o Dia Mundial do Gato

um “pet” especial que tem muita personalidade e, ao contrário do que diz o mito (espalhado por algum amante de cães, com certeza), ele gosta mesmo é do dono, não da casa. É exatamente por gostar do dono que você precisa observar alguns cuidados na hora de definir, por exemplo, onde ele vai dormir.

O gato gosta de sentir o cheiro do dono, por isso adora dormir em cima de sua cama, de suas roupas, do sofá da sala. Um truque para acostumar o gato a dormir numa caminha é colocar em cima uma roupa sua usada. Depois de uns dois dias, o cheiro vai permanecer.

O faro dos gatos é muito sensível, por isso ele se incomoda com certas coisas. Por exemplo, se você deixar a caixinha de areia dele suja, não se surpreenda se o gato fizer “alguma coisa” no meio de sua sala. É a maneira dele reclamar da sujeira (gatos são super higiênicos).

A caixinha deve estar num lugar ventilado, tranquilo, e onde ele possa ficar à vontade, com privacidade. Afinal, nem a gente usa o banheiro com a porta aberta, certo? Se você observar os primeiros dias do gato, ele mesmo vai escolher o local. Depois, é só colocar a caixinha lá.

Afiando as garras

Arranhar as coisas são parte de ser um gato. É a maneira que ele tem de deixar as garras prontas para quando precisar, além de usar como exercício de alongamento (é, gatos gostam mais de se alongar que professor de academia). Mas como evitar que arranhe o sofá e os móveis?

A melhor saída é comprar um bom arranhador para gatos, de preferência aquele vertical, porque ele (de novo) adora se alongar até quando afia as garras. O de sisal é o melhor. Também dá para improvisar enrolando papelão em volta de um poste de madeira.

O gato tem preferência de horário também. Assim como a gente num domingo de férias, ele prefere se alongar quando acorda. Por isso, coloque o arranhador perto da caminha ou do lugar onde ele prefere dormir. Ah, ele vai te amar se der a água usando um bebedor tipo fonte.