a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
promocao policial
18.Fevereiro.2017

Rui anuncia modernização da promoção

para policiais na sexta-feira (17), dia em que a Polícia Militar comemorou 192 anos de criação, com uma série de homenagens no Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas. Presente na solenidade, o governador Rui Costa reafirmou o reconhecimento do Estado aos profissionais.

Ele anunciou que “enviarei para a Assembleia Legislativa, após o Carnaval, o projeto de modernização da lei de promoções da Polícia Militar. Em apenas dois anos, conseguimos promover 11 mil policiais, um terço de todo o nosso efetivo”.

“Mas queremos avançar e melhorar ainda mais. Temos modificações a fazer nesse novo projeto, estamos em fase de revisão final e em breve submeteremos à aprovação da Assembleia”, assegurou Rui. Ele lembrou que algumas medalhas não eram concedidas desde 1979.

São medalhas que homenageavam policiais por bravura post mortem. “Esta nossa ação hoje representa o nosso empenho em reconhecer o trabalho desses homens e mulheres que atuam nas ruas”. Ele foi secundado pelo comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão.

Polícia cidadã

Brandão destacou a filosofia de polícia cidadã como um grande avanço da corporação nos últimos anos. “Estamos mudando aquela ideia de que polícia forte é polícia de guerra. Hoje nós temos uma polícia mais próxima do cidadão, pacificadora, guardiã”.

Representados pelos familiares, os soldados Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior, da 38ª CIPM, que perderam a vida na defesa da sociedade em janeiro, em Bom Jesus da Lapa, receberam a Medalha Cruz de Bravura post mortem.

Ainda receberam medalhas os soldados do BOPE Ricardo Monte Verde, Elton Barbosa, Saad Cruz e Jonata Silva, que também participaram da ação em Bom Jesus. O soldado José Cardoso Pereira, da 38ª CIPM, que foi atingido por disparo e segue internado, será condecorado em outra ocasião.

Dois oficiais e duas praças que tiveram uma conduta exemplar ao logo de 2015 e 2016 foram agraciados com o prêmio Policial Padrão. A terceira homenagem de “Destaque Operacional” foi direcionada a 11 guarnições que participaram de ocorrências relevantes em todo o estado.