a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
regiao metro
18.Fevereiro.2017

Empresários debatem Região Metropolitana

no sul da Bahia, centrada em Itabuna e Ilhéus. O tema é bastante recorrente e antigo no Sul da Bahia, gerando manchetes e matérias desde os anos 90. Desta vez, a criação da Região Metropolitana foi debatida entre empresários e entidades de Itabuna e Ilhéus.

O encontro aconteceu na quarta-feira, 15, em Ilhéus. Na reunião, promovida pelo Fórum Empresarial da Bahia, foi criada uma comissão para solicitar do Governo do Estado um estudo sobre a RM para ser avaliado por um técnico especialista.

A ideia, segundo o coordenador José Raimundo, é elaborar uma proposta, a partir do estudo técnico, envolver o setor público e suas demandas. O presidente da Associação Comercial de Itabuna, Ronaldo Abude, diz que “é preciso união de todos e buscar estudos concretos”.

O debate ganhou força e os representantes de várias instituições apoiaram a iniciativa, a exemplo do Sebrae, CDL e Sindicom de Ilhéus, ACI de Ilhéus e Itabuna, Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Desenbahia, Fundação Regina Cunha e da Prefeitura de Ilhéus.

Compromisso

Assim como nas dezenas de outras reuniões deste tipo, desde a década de 90, todos assumiram o compromisso de continuar no esforço. Nas vezes anteriores, uma montanha de discursos, matérias e promessas do governo terminaram esquecidos em poucos meses.

José Raimundo reforça a importância do empresário participar dos debates. “Nós queremos que o empresário tenha o compromisso fora do ambiente de trabalho. Ele precisar ter um papel ativo na sociedade”, revelou Raimundo.

O presidente da ACI de Ilhéus, Antônio Marcos, revelou que a reunião foi o momento para uma melhor interação entre os empresários de Ilhéus e Itabuna. “A partir daí, buscaremos uma agenda de reivindicações, entre elas a revitalização do aeroporto de Ilhéus”.