a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
vacinacao
25.Fevereiro.2017

Municípios montam estratégias contra febre

amarela nas regiões oeste, sudoeste e extremo-sul da Bahia, que estão em alerta para a doença. Segundo a secretaria de Saúde, não há nenhum caso confirmado no estado, mas a preocupação é com o possível surgimento de casos com origem no próprio território.

Para prevenir, as autoridades têm reforçado a vacina e estratégias de prevenção da doença em 67 municípios dessas regiões. 45 deles estão na área de risco permanente para transmissão da febre amarela silvestre, segundo o governo estadual.

São eles Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama e Itaguaçu da Bahia.

Mais Iuiú, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe e Sento Sé.

Ainda Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley e Xique-Xique. Os demais 22 apresentam, grande circulação de pessoas vindas de Minas Gerais, seja em viagens turísticas ou de negócios.

É o caso de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.

Prevenção

Em cada cidade, a secretaria municipal de saúde tem um método de vacinação, explica a Superintendente de Proteção da Saúde, Ita de Cássia. “Fazem vacinação pelas unidades básicas de saúde na zona rural, que é a população prioritária. Nas cidades, a vacinação está normal”.

Quem vai viajar para uma cidade que está nestas regiões deve se informar sobre o esquema de vacinação em sua cidade. Para que ocorra uma melhor cobertura de vacinação, é necessário que a população esteja com o cartão de vacinas em dia.

O ministro da saúde, Ricardo Barros, ressalta que há doses suficientes para todos. “As vacinas já estão disponíveis e nós esperamos contar, de fato, com a mobilização da população. A situação é de alerta que está sob controle, temos as vacinas para distribuir, temos as equipes treinadas”.

O Ministério da Saúde ressalta que pessoas que já tomaram duas doses da vacina ao longo da vida não precisam da terceira dose, pois são consideradas imunizadas. Quem perdeu o cartão de vacinação deve procurar o serviço de saúde e resgatar o histórico.