a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
carnaval salvador
21.Janeiro.2017

Salvador terá 'Carnaval das antigas' e atrações

de peso para deixar a maior festa de participação popular do planeta na memória dos baianos e turistas mais uma vez em 2017. O Carnaval de Salvador terá mais de 300 entidades e cerca de 700 horas de música com grandes atrações.

Além das atrações, o folião pode esperar novidades nos 6 circuitos oficiais, com diversas apresentações sem corda nos circuitos Dodô, Osmar, Batatinha, Riachão, Sérgio Bezerra, Orlando Tapajós e Mestre Bimba.

As novidades para a festa, que tem como tema Cidade da Música, foram anunciadas pelo prefeito ACM Neto. “Este ano estamos ampliando as atrações para o folião pipoca. Somente o Furdunço, que acontece na Barra no domingo pré-Carnaval, terá recorde de 34 atrações gratuitas".

“Também vamos fazer um encontro de trios na quinta-feira (23), no Circuito Dodô (Barra/Ondina). Vamos continuar com o Fuzuê, com artistas se apresentando sem cordas, carnaval nos bairros, palcos temáticos e demais atrativos”.

Abertura

A abertura será na quarta-feira (22 de fevereiro), com um grande baile de Carnaval à moda antiga na Praça Municipal. O clima de folia “das antigas” será dado por um grande cortejo formado por baianas e bandas.

Estão confirmados Olodum, Didá, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Muzenza, Os Mutantes, Saku Xeio e Pai Burokô. Mais orquestra comandada pelos maestros Sérgio Benutti, Fred Dantas, Paulo Primo e Zeca Freitas.

Na ocasião, será feita uma homenagem ao artista plástico Mestre Didi (Deoscóredes Maximiliano dos Santos), que completaria 100 anos em 2017. Após a entrega das chaves ao Rei Momo, Bell Marques se apresenta.

Também parte do primeiro dia, as atrações no Circuito Sérgio Bezerra (Farol da Barra ao Morro do Cristo) vão se apresentar às 16h. São 28 bandas de sopro e percussão com marchinhas e sucessos do carnaval em versão instrumental.

Atrações gratuitas

Grandes atrações sem corda já estão confirmadas. Os 70 anos serão comemorados por Moraes Moreira com a “Pipoca do Moraes” no domingo (27), no Circuito Dodô. Além do Pôr do Sol na Castro Alves, o grupo BaianaSystem será a última atração do Dodô na segunda-feira (27).

A cantora Daniela Mercury desfila na sexta-feira (24), no Circuito Dodô, e terça-feira (28), no Circuito Osmar, também sem cordas. O folião pipoca vai poder curtir a festa já no pré-Carnaval, no Circuito Orlando Tapajós, na Barra, no fim de semana que antecede a abertura.

No sábado (18), às 15h, tem o Fuzuê, com o bloco Sarapa, em homenagem aos 40 carnavais do designer Pedrinho da Rocha. São 21 grupos culturais, folclóricos e tradicionais no desfile, a exemplo das Ganhadeiras de Itapuã, Paroano Sai Milhó, Grupo Zambiapunga e Quabales.

No dia 19, às 15h, sai o Furdunço, com charangas, fanfarras, orquestras, grupos percussivos e minitrios. Léo Santanna é uma das 34 atrações, ao lado de Silvia Patricia e Tuk Tuk Sonoro, Alex da Costa e Coreto Elétrico, Alexandre Leão, Band’Aiyê e Orquestra de Frevos e Dobrados.

O Furdunço retorna na sexta-feira (24), no Circuito Osmar (Centro). Já a Praça Castro Alves será palco, mais uma vez, do Pôr do Sol. A iniciativa, que ocorre em um dos locais símbolos do Carnaval, será no domingo (26), sob o comando da turma do BaianaSystem e convidados.