a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
afogamentos
14.Janeiro.2017

Afogamentos aumentam, prefeito não age

e descarta aumentar o efetivo atuando nas praias de Ilhéus enquanto não terminar de fazer o recadastramento de todos os servidores do município. O problema é que uma providência se faz urgente, depois de 13 afogamentos durante a temporada de férias nas praias ilheenses.

As praias de Ilhéus têm registrado um número elevado de mortes por afogamento desde o início do verão. Segundo levantamento do blog ilheense Agravo junto ao Departamento de Polícia Técnica, nos últimos 30 dias foram registradas 13 mortes.

O número causa preocupação e revela um problema grave, o pequeno número de salva-vidas nas praias ilheenses. Falta também sinalização indicativa dos locais mais perigosos, aqueles que os banhistas devem evitar, e equipamentos.

Apesar da gravidade da situação, o novo governo ilheense ainda não se convenceu da urgência em aumentar o número de salva-vidas atuando nas praias, pelo menos neste período de maior movimento na cidade.

Só na areia

A Prefeitura anunciou apenas a compra de duas motos para facilitar o deslocamento dos salva-vidas. É pouco para um município com mais de 80km de litoral. Faltam jetskis, postos elevados, lancha, pés de pato, rádio-comunicadores, binóculos e mais pessoal.

O prefeito Mário Alexandre descartou contratar os novos salva-vidas já aprovados em concurso público. O prefeito diz que qualquer contratação somente ocorrerá após o recadastramento do funcionalismo. Até lá pode ser tarde demais, com o fim da temporada de férias e do verão.

Marão se reuniu com a diretoria do Sindicato dos Servidores de Ilhéus e um dos assuntos foi justamente a contratação dos salva-vidas. O coordenador do corpo de salva-vidas de Ilhéus, Alexandre Mendonça, participou da reunião, mas saiu de lá sem a solução.