a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
cistite
22.Julho.2017

Inverno aumenta os casos de cistite

e requer atenção alerta o médico nefrologista Paulo Cicogna, da Fundação Pró-Rim, referência nacional em tratamento e transplantes renais. Ele explica que no inverno é comum as pessoas “segurarem” a urina mais tempo, devido ao frio, mas isto pode evoluir tanto para inflamação quanto infecção.

Cicogna conta que cistite é a inflamação da bexiga, órgão que armazena a urina. Afeta mais as mulheres por questões anatômicas, mas os homens não estão livres. “Esta inflamação também pode ser causada por alguns medicamentos, principalmente os utilizados no tratamento do câncer”.

A cistite provoca dor intensa porque a bexiga é um órgão muito sensível. O mecanismo de encher e esvaziar provoca distensão e contração. “É uma reação involuntária e, por isso, durante um episódio de cistite aumenta o número de vezes que a pessoa sente necessidade de urinar”.

Os sintomas

O médico esclarece que a doença pode ser detectada pelo forte odor e coloração, mas o diagnóstico é sempre feito através do exame de urina com cultura. “A cistite simples não provoca febre. Caso ela ocorra, há o comprometimento sistêmico, ou seja, a infecção é agressiva”.

Ele enumera alguns sintomas importantes da cistite, como dor no baixo ventre, dor ou ardência para urinar e aumento do número de micções. No entanto, descarta a relação entre cistite e corrimento vaginal, que sempre será um sintoma de doença ginecológica.

Também define como reduzida a relação com doença renal, a não ser que os antibióticos usados para o seu tratamento causem lesão renal ou, em casos específicos, infecções de repetição. Diante destes sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico.

Voce pode evitar a doença ingeririndo bastante líquido, de preferência água, e procurarando urinar a cada três horas, principalmente se for mulher.

 

terreno na bahia