a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
palacio paranagua
22.Julho.2017

Acervo do Palácio Paranaguá será aberto

ao público pública como primeiro passo para a implantação do Museu do Palácio Paranaguá, em Ilhéus. Nos próximos dias, o espaço será aberto para o público, segundo a Gestora do Museu da Piedade e integrante da Rede de Museus e Pontos de Memória do Sul da Bahia, Anarleide Menezes.

Ela coordena a organização da primeira parte do acervo que ficará exposta. “Nesta fase a missão é contextualizar imagens e móveis nos primeiros ambientes disponibilizados, apresentando uma ideia de como era a cidade e como o palácio funcionava no século passado”.

São fotografias antigas e peças dos séculos 19 e 20, o mobiliário que atendeu a intendentes e prefeitos da cidade. Funcionários do Museu da Piedade farão a aplicação de cera de abelha clarificada na Alemanha, que vai proteger as peças, além da higienização de todo o espaço.

Primeiras atrações

O itinerário de visitação acontecerá apenas na parte superior do Palácio Paranaguá onde, em uma das salas, funciona a Setur. Estagiários do curso técnico do CEEP (antigo Colégio Estadual) vão acompanhar os visitantes.

Logo na chegada, estão expostas fotografias da Ilhéus Antiga. Na antiga Sala de Reuniões, a equipe organiza cronologicamente a Galeria de Fotos de todos os prefeitos e intendentes. Na antessala do antigo gabinete, móveis do século 20 dão o tom da riqueza ostentada nos tempos áureos.

No antigo gabinete, Anarleide chama a atenção para um armário do século 18, totalmente conservado. “Claro que ainda estamos longe do ideal. Um projeto de museu envolve mídias digitais, totens... mas a cidade não pode ficar esperando, tem que começar”.

O palácio foi construído em 1907, sobre as ruínas de um colégio jesuíta e seu nome homenageia o presidente da província da Bahia, João Lustosa da Cunha Paranaguá.

 

terreno na bahia