a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
chocolat bahia
24.Junho.2017

Chocolat Bahia acontece de 20 a 23 de julho

em Ilhéus com mais de 30 marcas de chocolate e cerca de 80 expositores no pavilhão de feiras do Centro de Convenções de Ilhéus. Voltado para consumidores e profissionais da área, o Chocolat atrai anualmente milhares de visitantes, marcando o calendário turístico da cidade.

Durante o Festival haverá cursos de capacitação, debates sobre temas do setor, rodadas de negócios e palestras ministradas por especialistas internacionais. A programação inclui workshops gratuitos de receitas à base de chocolate com renomados chefs do país.

Um deles é Lucas Corazza, aclamado confeiteiro e jurado do reality show Que Seja Doce, do canal GNT. Serão também realizadas visitas a fazendas produtoras de cacau, exposição de esculturas de chocolate e uma vasta programação.

O organizador Marco Lessa conta que o Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia alcançou sucesso nas oito edições anteriores e que sua inclusão no Fundo de Cultura da Bahia garante a ampliação e crescimento de um projeto que traduz a cultura da região sul da Bahia.

Regularidade

O superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, Alexandre Simões, ressalta que o edital, com validade de três edições, busca incentivar a manutenção de atividades culturais consolidadas e que tenham regularidade.

“Esse festival tem imensa importância para a cultura do Sul do Estado, região bastante conhecida nas artes e literatura justamente por sua forte relação com o cacau. O maior mérito dessa linha de fomento é garantir a formação de um calendário que contemple a cultura”.

Para Marco Lessa, o Festival é também uma forma de promover Ilhéus como polo chocolateiro e difundir a cadeia produtiva do cacau. “Temos, durante quatro dias, o maior evento profissional dessa área reunindo consumidores, especialistas e produtores”.

“É uma oportunidade para discutir a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade das amêndoas de cacau selecionado e produto final elaborado”, pontua.

 

terreno na bahia