a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
sao joao comida
17.Junho.2017

Comida junina, além de deliciosa, faz bem

à saúde de qualquer pessoa, como mostra a nutricionista e professora do curso de Gastronomia da faculdade Estácio, Joseni França. Estrela das festas juninas, o milho é a base de diversos pratos típicos da época, como canjica, bolo, mingau, cuscuz, entre outros.

Além de ser muito saboroso, é fonte de carboidratos, magnésio, betacaroteno e vitaminas A e B1, sendo também uma excelente opção para quem sofre de doença celíaca, por não ter glúten. O milho pode ser usado no desjejum como substituto do pão e com vantagens.

“O milho também é rico em fibras que auxiliam na redução do nível de colesterol e de açúcar no sangue”, destaca Joseni. Para conservar o cereal por mais tempo e desfrutar deste produto regional, comprado in natura, a professora sugere que ele seja cozido e congelado.

O amendoim é outro elemento importante nos pratos típicos juninos. Além de ser consumido cozido, ele é o ingrediente principal da paçoca e do pé-de-moleque. A professora afirma que esta leguminosa é uma excelente fonte de gorduras boas, que auxiliam na redução do colesterol.

Aipim versátil

O aipim e os derivados da mandioca são bastante apreciados pelos nordestinos e consumidos em forma de bolo, mingau, biscoito de goma, beiju, entre outros. “Esses alimentos possuem uma grande quantidade de carboidratos e um bom valor energético”.

“Eles produzem glicose de forma lenta e gradual. Também são ricos em fibras solúveis que ajudam na colonização de uma flora bacteriana de boa qualidade e na modulação e controle do colesterol”, afirma a nutricionista.

A professora alerta para o preparo tradicional. “Muitas pessoas têm substituído o leite de coco da receita tradicional pelo leite condensado. Esse produto deve ser evitado, pois é muito calórico, rico em gordura e açúcares simples com alto teor glicêmico, além de descaracterizar a receita”.

 

terreno na bahia