a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
id jovem
17.Junho.2017

Programa ID Jovem oferece gratuidade

e amplo benefício para jovens baianos entre 15 e 29 anos que estejam cadastrados e atualizados no CadÚnico. Eles já podem ter acesso a benefícios como gratuidade do transporte interestadual de linha convencional e meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Para isso, precisam fazer o cadastro gratuito do Programa Identidade Jovem (ID Jovem). O ID Jovem contempla, principalmente, jovens com renda familiar de até dois salários mínimos, e tem validade de 180 dias, sempre prorrogáveis, sem burocracia.

“O ID Jovem é um documento de identificação daqueles jovens que têm direito de acessar os benefícios que estão no Estatuto da Juventude. A emissão do documento de Identidade Jovem ser dará de forma virtual, com validação de segurança através de código QR Code”.

“Ele poderá ser utilizado para entradas nos eventos e atividades que estão de acordo com as regras do programa”, explica o secretário executivo do Conselho Estadual da Juventude, Fernando Maltez. Entre os benefícios está o do transporte.

Benefícios

No âmbito da mobilidade urbana, o ID Jovem garante a oferta de quatro vagas por ônibus interestadual para os beneficiários, duas gratuitas e a duas com 50% de desconto. Para os eventos culturais e esportivos, reserva 40% das vagas com meia-entrada para os participantes.

Ao ultrapassar os limites estabelecidos, o acesso se dá mediante a compra dos bilhetes pelo valor integral. “O programa respeita o que prevê o Estatuto da Juventude, resultado de mais de dez anos de luta do movimento da juventude de diversos tipos de organizações”.

“Quando estamos garantindo ao jovem o acesso à arte, ao esporte e à locomoção, obviamente, estamos potencializando as oportunidades da educação para além das escolas e universidade. Isso é inclusão social, direito de todos”, destaca o secretário de Justiça, Carlos Martins.

 

terreno na bahia